-
GABARITO: ERRADO
Arquivo não tem valor cultural, e sim administrativo, funcional.
Dá uma olhada na questão Q947185
FONTE: Ronaldo Fonseca - Estratégia
-
"Os arquivos têm uma missão voltada para a administração, para o órgão ou
organismo, mas eles também podem possuir valor cultural." - Prof Ronaldo Fonseca.
É evidente que a questão coloca como função orgânica, ou seja, voltadas para atividades diretamente funcionais de uma oganização. Porém, um arquivo pode ter sim valor cultural, acredito que seja na fase permanente.
GAB E
Qualquer coisa, mandem uma mensagem.
-
GAB: E
É o documento de valor ADMINISTRATIVO que possui ligação/conexão com as atividades funcionais da organização (Princípio da organicidade).
-
Arquivos podem sim ter valor cultural.
Porém isso só ocorre na fase permanente quando eles possuem valor MEDIATO (fase permanente).
A assertiva diz ''conexão direta'' = IMEDIATO.
Esse é o erro da questão. Os arquivos de valor IMEDIATO são os administrativos, legais, fiscais (fases corrente e intermediária).
-
Gab = Errado
Quando falar em valor cultural, já se sabe que não está relacionado com documentos de arquivo, e sim com biblioteca.
-
ERRADO
Arquivo não tem valor cultural, e sim administrativo, funcional.
-
Os documentos de arquivo nascem para servir à administração (valor primário). Em outras palavras, eles nascem porque as atividades institucionais precisam ser desenvolvidas. Para que isso aconteça, as informações precisam ser registradas em algum suporte documental e é nesse momento que o documento arquivístico é criado.
Depois que os documentos cumprem as funções pelas quais foram criados (valor primário), eles aguardam o cumprimento da temporalidade no arquivo corrente e no arquivo intermediário. Posteriormente, a destinação final definirá se eles serão eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente.
Os documentos serão eliminados caso o seu valor para a instituição tenha se extinguido depois do cumprimento das funções iniciais. Do contrário, se os documentos possuírem características históricas, culturais, probatórias ou informativas (valor secundário), deverão ser recolhidos para o arquivo permanente.
O valor cultural, como pode ser observado, está ligado ao valor secundário, que não está ligado às atividades funcionais (valor primário) e sim há outros objetivos diferentes dos iniciais (valor secundário) que motivaram a produção dos documentos.
Gabarito do Professor: Errado.