-
A luz do dia deve ser abolida na área de armazenamento, por acelerar o desaparecimento das tintas. A própria luz artificial deve ser usada com moderação.
-
GAB. CERTO
AGENTES EXTERIORES QUE DANIFICAM OS DOCUMENTOS:
FÍSICOS (AMBIENTAIS):
a)TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA - 15° a 22 º é a ideal;
b) LUMINOSIDADE: toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação. O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas debotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações.
Fonte: Profª. Katia Quadros.
-
CERTO
O que pode causar a degradação dos arquivos?
- luminosidade
- umidade
- composição química do papel
- temperatura
Fonte: aulas da professora Daliane Silvério
-
Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:
Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação.
O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas desbotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações.
O componente da luz que mais merece atenção é a radiação ultravioleta (UV). Qualquer exposição à luz, mesmo que por pouco tempo, é nociva e o dano é cumulativo e irreversível. A luz pode ser de origem natural (sol) e artificial, proveniente de lâmpadas incandescentes (tungstênio) e fluorescentes (vapor de mercúrio). Deve-se evitar a luz natural e as lâmpadas fluorescentes, que são fontes geradoras de UV.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)
-
(Q1130253 - Quadrix/2016) A luz do dia deve ser abolida na área de armazenamento, porque não só acelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com parcimônia.