GABARITO: LETRA B
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento - definir objetivos e metas;
Organizar - Alocar/realocar pessoas e recursos; dividir tarefas e recursos e agrupá-los da melhor forma;
Direção - influenciar, motivar, orientar, capacitar e interagir com as pessoas;
Controle - estabelecer padrões, mensurar, comparar e corrigir.
A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Aqui, deve ser marcada a alternativa que contém essas funções, que, basicamente, são o objetivo da tarefa administrativa.
Segundo Chiavenato (2014, p.6), "A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais."
Sobe essas atividades, temos as seguintes definições:
- Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
- Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à disposição dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
- Direção. A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (p. 279, 2000) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.
- Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.
Logo, temos a alternativa "B" como a correta.
GABARITO: B
Fontes:
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.