-
Você consegue acertar essa questão se souber que quanto mais clara a cadeia de comando, mais valor à hierarquia, então mais mecânica e formalizada é uma organização; logo, a assertiva "c" corresponde ao item "II", o que leva a se descartar as alternativas a, b e c.
-
Gabarito D
Equipes Multifuncionais é característica do modelo orgânico. Resolvendo b. já elimina todas as outras alternativas.
-
a. alta especialização - I. Modelo mecanicista
b. equipes multifuncionais - II. Modelo orgânico
c. cadeia de comando clara - I. Modelo mecanicista
d. livre fluxo de informações - II. Modelo orgânico
e. centralização - I. Modelo mecanicista
f. equipes multi-hierarquicas - II. Modelo orgânico
g. amplitude de comando abrangente - II. Modelo orgânico
DESENHO/ESTRUTURA VERTICAL (MODELO MECANICISTA) - São formas burocráticas de organização que operam com uma autoridade centralizada no topo, muitas regras e procedimentos, uma minuciosa divisão do trabalho, amplitudes administrativas estreitas e meios formais de coordenação. A rigidez do modelo burocrático impede qualquer mudança e inovação e não permite a flexibilidade e agilidade necessárias para funcionar em um ambiente mutável e dinâmico como o da atualidade. O desenho é piramidal e as estruturas de organizações são tradicionais, hierarquizadas, mais rígidas, regras e procedimentos padronizados, divisão de trabalho, amplitude administrativa estreita e meios formais de coordenação.
DESENHO/ESTRUTURA HORIZONTAL (MODELO ORGÂNICO) - Proporcionam autoridade descentralizada, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais pessoas como meios de coordenação. As organizações orgânicas ou adaptativas operam com um mínimo possível de características burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empoderamento (empowerment). Mais achatadas e flexíveis, downsizing – estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos e mais horizontais.
-
GABARITO: LETRA D
A. ALTA ESPECIALIZAÇÃO - I. MODELO MECANICISTA
B. EQUIPES MULTIFUNCIONAIS - II. MODELO ORGÂNICO
C. CADEIA DE COMANDO CLARA - I. MODELO MECANICISTA
D. LIVRE FLUXO DE INFORMAÇÕES - II. MODELO ORGÂNICO
E. CENTRALIZAÇÃO - I. MODELO MECANICISTA
F. EQUIPES MULTI-HIERÁRQUICAS - II. MODELO ORGÂNICO
G. AMPLITUDE DE COMANDO ABRANGENTE - II. MODELO ORGÂNICO
-
a-I, b-II, c-I, d-II, e-I, f-II, g-II
-
Para responder corretamente à questão, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as estrutura organizacional. Marquemos a alternativa que conta com a sequencia correta da relação de cada modelo com suas características.
De acordo com Robbins (2005), as organizações podem ter diferentes estruturas. Podendo ser mecanicistas ou orgânicas
O modelo mecanicista geralmente é sinônimo de burocracia, com extensa departamentalização, alta formalização, rede limitada de informações (principalmente com comunicação descendente ) e pouca participação dos baixos escalões no processo decisório.
Suas principais características são:
- Alta especialização
- Departamentalização rígida
- Cadeia de comando clara
- Amplitude de controle limitada
- Centralização
- Alta formalização
O modelo orgânico, por outro lado, lembra bastante a organização sem fronteiras. Ele é "achatado", utiliza equipes multifuncionais e multihierárquicas, tem baixa formalização, possui uma ampla rede de informações (utilizando a comunicação lateral e ascendente, além da descendente ) e envolve uma grande participação no processo decisório
Suas principais características são:
- Equipes multifuncionais
- Equipes multihierárquicas
- Livre fluxo de informações
- Amplitude de controle abrangente
- Descentralização
- Baixa formalização
Sendo assim, podemos concluir que a relação entre as colunas é a seguinte: a-I, b-II, c-I, d-II, e-I, f-II, g-II. A alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.