SóProvas


ID
2842129
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Revolución en la arquitectura china
Levantar rascacielos en 19 días

Un rascacielos de 57 pisos no llama la atención en la China del siglo XXI. Salvo que se haya construido en 19 días, claro. Y eso es precisamente lo que ha conseguido Broad Sustainable Building (BSB), una empresa dedicada a la fabricación de purificadores de aire y de equipos de aire acondicionado para grandes infraestructuras que ahora se ha empenado en liderar una revolución con su propio modelo de arquitectura modular prefabricada. Como subraya su presidente, Zhang Yue, es una fórmula econômica, ecológica, segura, y limpia. Ese último término, además, lo utiliza tanto para referirse al polvo que se produce en la construcción como a los gruesos sobres que suelen circular por debajo de las mesas en adjudicaciones y permisos vários. “Quiero que nuestros edifícios alumbren una nueva era en la arquitectura, y que se conviertan en símbolo de la lucha contra la contaminación y el cambio climático, que es la mayor amenaza a la que se enfrenta la humanidad”, sentencia.
“Es como montar un Lego. Apenas hay subcontratación, lo cual ayuda a mantener un costo bajo y un control de calidad estricto, y nos permite eliminar también la corrupción inherente al sector”, explica la vicepresidenta de BSB y responsable del mercado internacional, Jiang Yan.

Disponível em: http://tecnologia.elpais.com. Acesso em: 23jun. 2015 (adaptado).

No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se chama "Revolución en la arquitectura china" e foi publicado no jornal online El País.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta com relação ao uso da expressão "limpia" no texto, analisaremos uma a uma:
    A) Essa alternativa está errada, pois no texto não é posto nada sobre a redução do contingente de mão de obra.
    B) Essa alternativa está certa, já que podemos verificar, a partir da linha 7, que o autor do texto diz que o termo "limpia" é utilizado tanto para se referir à poluição quanto para se referir à corrupção na construção civil.
    C) Essa alternativa está errada, porque o termo em destaque não está relacionado ao controle de qualidade da obra.
    D) Essa alternativa está errada, já que o termo "limpia" não apresenta um modelo arquitetônico conciso.
    E) Essa alternativa está errada, pois o termo em destaque não indica a otimização dos custos da construção de edifícios.

    Logo, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra B.

    Gabarito dado pela banca: letra B.
    Gabarito do professor: letra B.

  • Questao simples, LIMPA remete tanto a limpeza,literalmente, como tambem a honetidade.inibindo a corrupcao na construcao civil.

    Alternativa correta B

    As outras alternativas nao estao relacionadas ao enunciado da questao.

  • Revolução na arquitetura chinesa Construindo arranha-céus em 19 dias

    Um arranha-céu de 57 andares não é notável na China do século 21. A menos que tenha sido construído em 19 dias, é claro. E é precisamente isso que alcançou a Broad Sustainable Building (BSB), empresa que se dedica ao fabrico de purificadores de ar e equipamentos de ar condicionado para grandes infra-estruturas que se propõe agora a liderar uma revolução com um modelo de arquitectura modular próprio pré-fabricado. Como seu presidente, Zhang Yue, enfatiza, é uma fórmula econômica, ecológica, segura e limpa. Este último termo, ademais, é usado tanto para se referir ao pó que se produz na construção quanto aos grossos envelopes que costumam circular sob as mesas nos diversos prêmios e autorizações. “Quero que nossos prédios iluminem uma nova era da arquitetura e se tornem um símbolo da luta contra a poluição e as mudanças climáticas, que é a maior ameaça que a humanidade enfrenta”, afirma. “É como montar um Lego. Quase não há subcontratação, o que ajuda a manter baixo custo e rígido controle de qualidade, além de nos permitir eliminar a corrupção inerente ao setor ”, explica o vice-presidente e chefe de mercado internacional da BSB, Jiang Yan.

  • "Apenas hay subcontratación, lo cual ayuda a mantener un costo bajo y un control de calidad estricto, y nos permite eliminar también la corrupción inherente al sector”,