SóProvas


ID
2842180
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No tradicional concurso de miss, as candidatas apresentaram dados de feminicídio, abuso sexual e estupro no país.

No lugar das medidas de altura, peso, busto, cintura e quadril, dados da violência contra as mulheres no Peru. Foi assim que as 23 candidatas ao Miss Peru 2017 protestaram contra os altos índices de feminicídio e abuso sexual no país no tradicional desfile em trajes de banho.

O tom político, porém, marcou a atração desde o começo: logo no início, quando as peruanas se apresentaram, uma a uma, denunciaram os abusos morais e físicos, a exploração sexual, o assédio, entre outros crimes contra as mulheres.

Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 29 nov. 2017.


Quanto à materialização da linguagem, a apresentação de dados relativos à violência contra a mulher

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma atitude incomum ao momento em questão, dado que as estatísticas apresentadas fogem à função social comum às misses, pois estas, geralmente, estão restritas a expor características físicas próprias e no máximo a tratar de outros aspectos relativos à estética. Portanto, letra E.

  • pra quem respondeu A, o erro é pq só restringiu a violência física

  • Outra questão típica do Enem, na qual tem duas alternativas corretas, mas uma representa uma ideia geral e outra uma ideia mais específica... a generalização é sempre a correta.

  • CARA, EU ACERTEI A QUESTÃO, MAS É NÍTIDO QUE FAZEM DUAS ALTERNATIVAS PARECIDAS PARA O CANDIDATO ERRAR, E NÃO ADIANTA PENSAR E DIZER QUE A PROVA É PRA ISSO MESMO, PORQUE COM 90 QUESTÕES E UMA REDAÇÃO UM CANDIDATO QUE SÓ TEM 3 MINUTOS POR QUESTÃO E QUE QUER SER O MAIS EFICIENTE POSSÍVEL CONCLUIR A MATÉRIA E IR PRA PRÓXIMA, ISSO É DESONESTIDADE COM O CANDIDATO.

  • Aos colegas que ficaram em dúvida entre A e E. Sempre façam uma análise profunda das alternativas em casos como esse (duas respostas que parecem correta).

    A alternativa A fala que a materialização da linguagem configura uma discussão. Isso que o texto relata? Uma discussão? Não, o texto relata uma apresentação, uma crítica velada, uma reflexão. As candidatas não foram para um palco e começaram a conversar sobre os altos índices de violência, elas usaram esse espaço para protestar e contar uma realidade. Seria bem difícil considerar isso como uma discussão.

  • É impossível fazer uma questão dessa em 3 min.... essa questão é feita pra errar!

  • Gostei das interpretações dos colegas aqui.

    Acrescento ainda, que é interessante notar que as plaquinhas com os dados (materialização da linguagem) substituiu as informações de altura, cintura etc. Isso ajuda a entender a letra E, já que a fala das candidatas, normalmente, se restringiam a isso, dizer seus números, mas, agora, foi subvertida, porque a função social da sua fala foi totalmente alterada. De femininas passivas as números, tornaram-se femininas ativas, ativas pela causa levantada.

  • todo mundo discutindo entre a "A" e a "E" e eu aqui marquei a "B" e nao entendi absolutamente nada dessa questao

  • Já dizia Sócrates -Só sei que nada sei -

  • A questão é estranha, mas a sua competência (H3) dá a dica da alternativa correta (E):

    "Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas."

    Perceba que a alternativa E também fala sobre função social. Quer uma dica? Estude as competências de cada área, não só os conteúdos.