SóProvas


ID
2842198
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vó Clarissa deixou cair os talheres no prato, fazendo a porcelana estalar. Joaquim, meu primo, continuava com o queixo suspenso, batendo com o garfo nos lábios, esperando a resposta. Beatriz ecoou a palavra como pergunta, “o que é lésbica?”. Eu fiquei muda. Joaquim sabia sobre mim e me entregaria para a vó e, mais tarde, para toda a família. Senti um calor letal subir pelo meu pescoço e me doer atrás das orelhas. Previ a cena: vó, a senhora é lésbica? Porque a Joana é. A vergonha estava na minha cara e me denunciava antes mesmo da delação. Apertei os olhos e contraí o peito, esperando o tiro. [...]

[...] Pensei na naturalidade com que Taís e eu levávamos a nossa história. Pensei na minha insegurança de contar isso à minha família, pensei em todos os colegas e professores que já sabiam, fechei os olhos e vi a boca da minha vó e a boca da tia Carolina se tocando, apesar de todos os impedimentos. Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar.

POLESSO, N. B. Vó, a senhora é lésbica? Amora. Porto Alegre: Não Editora, 2015 (fragmento).


A situação narrada revela uma tensão fundamentada na perspectiva do

Alternativas
Comentários
  • "A tensão da narrativa é fundamentada devido ao receio da personagem na descoberta de sua orientação sexual. Assim, em prol da estabilidade no ambiente familiar, ela opta por permanecer em silêncio."

    Equipe Descomplica

  • Não é a letra E, pois se trata de sequalidade, e não gênero.

  • ''Eu fiquei muda.''[...]''Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar.''

  • ''A vergonha estava na minha cara e me denunciava antes mesmo da delação. '' ela tinha medo do que poderia acontecer se falasse, então manteve o silêncio para equilíbrio. Não é a letra C pois ninguem a ameaçou de nada até o momento.

  • A tensão tá fundamentada no silêncio dela?...
  • "Eu fiquei muda. Joaquim sabia sobre mim e me entregaria para a vó e, mais tarde, para toda a família."

    "Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar."

    As duas frases revelam que ela ficou em silêncio, no primeiro, para não revelar sua posição, já no segundo, para não perguntar sobre a sua vó.

    Letra B

    A "c" está errada, em momento nenhum o texto revela ameaças de punições.

  • https://www.youtube.com/watch?v=BIOggUmD0Ac

  • A letra C e a E tiveram uma grande porcentagem de marcação

    Sobre a C, realmente há a presença de medo. Porém, tal medo não é por punição, o trecho sequer dá margem para a presença de um punidor na história (apesar da expressão emotiva: esperando o tiro)

    A letra E, realmente está implícito a ideia de apego ao protocolos de conduta. Mas isso é uma rápida inferência de quem lê, e na leitura rápida podemos cair nessa alternativa. Mais uma vez, o trecho não dá abertura para a presença explícita de protocolos e quais protocolos são esses. Na maioria das vezes o Enem cobra a interpretação a partir do que o texto permite. As pegadinhas da banca residem em colocar alternativas com inferências lógicas, mas que não estão presentes no texto. Muito nítido isso essa nessa questão!