-
-
Transformações URBANAS????? Onde, meu Deus do céu...
-
O processo de industrialização, que é destacado indiretamente no inicio do trecho deixa claro que é uma época de mudanças urbanas que possibilitaram a transformações femininas. Através do convívio como se pode inferir.
-
há transformações urbanas ,mano, o mundo na década de 1939 estava vivenciando um processo de intensa industrialização promovido pelas guerras mundiais... Além disso, em questões do enem, na parte de linguas, sempre fique com um pé atrás quando vim contextos de história, pois quase sempre não é a resposta :D
-
O texto associa as transformações urbanas na década de 30 graças ao início de um processo fixo de industrialização no Brasil,aqui,representado pela colagem repetitiva de rótulos e produção ao modelo fordista característico das fábricas dessa época.Isso tudo,relacionado à mudança do papel da mulher nesse período.
Essa é uma questão de tom bastante interdisciplinar,porque pode exigir do candidato conhecimento histórico e interpretação.
R : Letra E.
-
Letra E
De acordo com o fragmento, é possível identificar a introdução da mulher no mercado de trabalho. Assim, o texto aborda a mudança do comportamento feminino, visto que anteriormente o contexto era do ambiente domestico. Há, então, o vinculo da figura feminina nos ambientes fabris, que configura uma mudança no cenário urbano.
-
Interessante notar a importância da interpretação do comando e das palavras em cada alternativa. No Enem cada palavra importa, não podemos negligenciar!
O romance, de 1939, traz à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto do RJ (urbano) centrado no:
1º: Temos um Romance em questão
2º A questão pede o foco (centro) da estratégia usada na construção do contexto
Por exemplo, a letra B diz sobre um relato. Mas isso não é muito usual para contextualização em Romances. Além disso, até chega a estar implícito as condições de trabalho no Estado Novo, porém, isso é apenas uma consequência do tema, não é suficiente para dizer que é o foco da estratégia de contextualização do autor.
Enfim,
A letra E é mais assertiva em ser uma estratégia de contextualização de Romance. Os Romances focam muito no comportamento humano em relação a suas circunstâncias. Por isso faz sentido: E) vínculo (circunstância) entre as transformações urbanas e os papéis femininos (ações femininas).
-
Transformacoes urbanas -> industrializacao e entrada da mulher no mercado de trabalho. Isso é evidente no texto quando a felicidade de Leniza está atrelada à caracterização do ambiente fabril em que ela se encontra!!
"As mãos não paravam, as línguas não paravam. Nessas conversas intermináveis, de linguagem solta e assuntos crus, Leniza se completou"