SóProvas


ID
2842258
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           ABL lança novo concurso cultural:

                    “Conte o conto sem aumentar um ponto”


      Em razão da grande repercussão do concurso de Microcontos do Twitter da ABL, o Abletras, a Academia Brasileira de Letras lançou no dia do seu aniversário de 113 anos um novo concurso cultural intitulado “Conte o conto sem aumentar um ponto”, baseado na obra A cartomante, de Machado de Assis.

      “Conte o conto sem aumentar um ponto” tem como objetivo dar um final distinto do original ao conto A cartomante, de Machado de Assis, utilizando-se o mesmo número de caracteres - ou inferior - que Machado concluiu seu trabalho, ou seja, 1778 caracteres.

      Vale ressaltar que, para participar do concurso, o concorrente deverá ser seguidor do Twitter da ABL, o Abletras.

Disponível em: www.academia.org.br. Acesso em: 18 out. 2015 (adaptado).


O Twitter é reconhecido por promover o compartilhamento de textos. Nessa notícia, essa rede social foi utilizada como veículo/suporte para um concurso literário por causa do(a)

Alternativas
Comentários
  • kkkkk

     

    Tá! mas o twitter tem limite de 280 caracteres e não 1778 caracteres. 

    Na verdade, foi utilizado o twitter porque o pessoal queria ganhar seguidores e porque o concurso anterior, nessa rede social, foi bem sucedido.

     

    Ou então altere o texto para: "... utilizando-se de 280 caracteres."

  • Tanta coisa errada nessa questão que dá até preguiça de comentar sobre

  • Quem usa Twitter errou pq o limite é 240 caracteres, na vdd era no tempo dessa prova pq aumentou o limite :/

  • Por isso a galera vai mal no Enem, é incrível a quantidade de erro por falta de interpretação!

    a galera quer jogar a culpa do seu erro ( falta de interpretação/leitura) em qualquer coisa, dessa vez o culpado do erro foi a "questão está desatualizada", pessoal isso pouco importa, não faz diferença ter 10000000 caracteres ou ter 10 caracteres! o que você tem que entender é que ter essa quantidade de caracteres (sendo poucos ou muitos) influencia no limite do texto!

    Bons estudos pessoal!

  • Ainda bem que eu não sabia quantos caracteres eram kkkkkkkk. Acertei por isso, mas acredito que essa informação prejudicou quem de fato usa assiduamente o Twitter. O ENEM é assim mesmo, mas temos que fazê-lo.

  • na B ele fala que é para atrair o publico jovem, mas não é apenas jovem que ta no TT.

    logo, a menos terrível é a letra A, ja que ele também não falou que o trecho não poderia ser contado em mais de 1 ou apenas 1 TT.

  • ", utilizando-se o mesmo número de caracteres - ou inferior - que Machado concluiu seu trabalho, ou seja, 1778 caracteres." Eu nem sabia que o Twitter tem limite de caracteres porque não o uso, mas supôs que sim, pois o próprio enunciado diz que precisa ser um determinado número de caracteres e que o concurso usaria o Twitter como ferramenta.

  • Essa questão me revolta porque diferente de outras com respostas questionáveis, essa com certeza iria derrubar minha nota pelo TRI. Parece que o elaborador nunca usou o Twitter, apenas ouviu falar desse concurso, da particularidade da rede ter limite de caracteres e usou essas duas informações para formular a questão. Ridículo.

  • Questão conceitualmente errada. Passível de ser solucionada por uma estratégia simples e importante para o ENEM. Muitas questões do ENEM não fazem sentido. Nessa por exemplo, embora a notícia seja veiculada pelo Twitter não fica explícito que o concurso ocorreria pela plataforma em si, poderia por exemplo ser divulgado pelo Twitter mas enviado por e-mail ou pelo site. O limite de caracteres é diferente dos do Twitter. E por fim, a razão real de ter sido veiculado pelo Twitter é que nessa plataforma o concurso anterior obteve popularidade.

    No entanto, voltando a estratégia nesse tipo de questão devemos ir por eliminação e remover todas as respostas que sequer são citadas no texto, de alguma forma a letra A é a única restante pois o texto fala sobre o limite de caracteres. Logo temos o gabarito.

    Sim, é plausível e provavelmente correto que utilizando o Twitter a ABL queria atingir um público jovem, porém nada é dito sobre isso no enunciado.