SóProvas


ID
2842264
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  A Casa de Vidro


      Houve protestos.

      Deram uma bola a cada criança e tempo para brincar. Elas aprenderam malabarismos incríveis e algumas viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade. (O problema é que muitos, a maioria, não tinham jeito e eram feios de noite, assustadores. Seria melhor prender essa gente - havia quem dissesse.)

      Houve protestos.

      Aumentaram o preço da carne, liberaram os preços dos cereais e abriram crédito a juros baixos para o agricultor. O dinheiro que sobrasse, bem, digamos, ora o dinheiro que sobrasse!

      Houve protestos.

      Diminuíram os salários (infelizmente aumentou o número de assaltos) porque precisamos combater a inflação e, como se sabe, quando os salários estão acima do índice de produtividade eles se tornam altamente inflacionários, de modo que.

      Houve protestos.

      Proibiram os protestos.

      E no lugar dos protestos nasceu o ódio. Então surgiu a Casa de Vidro, para acabar com aquele ódio.

ÂNGELO, I. A casa de vidro. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.


Publicado em 1979, o texto compartilha com outras obras da literatura brasileira escritas no período as marcas do contexto em que foi produzido, como a 

Alternativas
Comentários
  • Pois é... só queria saber onde estão as metaforas no texto...

  • nem o vídeo pega da professora

  • A) Sim, faz referência a censura, mas não a opressão.

    B) Não valoriza as situações do cotidiano, ele critica posições e decisões tomadas pelo governo na época.

    C) Ironias muito presentes no trecho: "Diminuíram os salários (infelizmente aumentou o número de assaltos) porque precisamos combater a inflação e, como se sabe, quando os salários estão acima do índice de produtividade eles se tornam altamente inflacionários, de modo que." e a Metáfora "Deram uma bola a cada criança e tempo para brincar. Elas aprenderam malabarismos incríveis e algumas viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade. (O problema é que muitos, a maioria, não tinham jeito e eram feios de noite, assustadores. Seria melhor prender essa gente - havia quem dissesse.)"

    D) Sem verossimilhança, só de haver figuras de linguagem perde o sentido de ser realista.

    E) Não há relatos sobre essas tais manifestações populares

  • O elaborador pergunta para nós ''o texto compartilha com outras obras da literatura brasileira escritas no período as marcas do contexto''

    Quando ele diz que essa obra compartilha a mesma ideia das outras da mesma época, nós deveríamos nos lembrar das musicas que faziam críticas por uso de metáforas no Regime Militar para conseguirem passar pela censura imposta e , assim, consegui atingir os públicos. No texto, encontramos essa metáfora em ''Deram uma bola a cada criança e tempo para brincar. Elas aprenderam malabarismos incríveis e algumas viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade''. Outro exemplo clássico é a musica Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil. Atente-se quanto a isso, perceba o que o comando da questão quer, pois muitas das alternativas estão certas, mas não relacionada ao que o examinador pede. Bjs

  • Não entendi pq no rodapé do texto diz 1985 e no enunciado consta 1979.

  • alguém por favor me explica por que para a maioria dos alunos comentando nessas questões ou você é esquerdista ou você é a favor de ditaduras? não se pode mais ser uma pessoa sã? tem que escolher um desses lados apenas?

  • Discurso oficial do autor ou do governo ?

  • Pela interpretação do texto você resolve a questão e não precisa ser de nenhum "lado" pra isso....

    No meu caso, particularmente,ajudou muito o conhecimento de que por conta da censura política os artistas brasileiros usavam muito de ironia e metáfora nas suas obras para denunciar a situação do país, como em "cálice" de Chico Buarque, entre outros.

  • Então surgiu a Casa de Vidro, para acabar com aquele ódio.

    o que o autor quer dizer com Casa de Vidro?

  • Cara, que questão difícil.

    A princípio, a alternativa (A) poderia ser o gabarito da questão, mas, ao meu ver, ela não revela toda a proposta do texto. Há censura e opressão no recorte? Há sim. Proibir protestos é um ato de censura e de opressão. Há censura e opressão em outras obras da literatura escritas no período? Há sim. P.ex., Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva. Logo, poderia ser ela o gabarito. Poderia.

    Mas, percebam, o autor não fala somente disso no texto. Ele cita sobretudo problemas econômicos: inflação e diminuição dos salários. Ele sugere, ou assim me pareceu, que há um certo quê de alienação cultural na parte do futebol. Lembrem-se de que a Copa de 70 foi utilizada como ferramenta de propaganda do regime.

    Portanto, a alternativa (C) contempla de forma mais satisfatória o que o comando da questão pede. Bom sempre deixar claro que a Ditadura brasileira, além de violenta e repressora, também significou corrupção e agruras econômicas. A questão brinca com esse estereótipo, o de as pessoas sempre associarem a Ditadura a apenas torturas e censuras.

    Para quem não viu metáforas no texto : logo na segunda oração o autor utiliza uma. Ou acham que foi dada literalmente uma bola para cada criança? Ele usa uma imagem.