SóProvas


ID
2842279
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.

DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado).


O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do(a)

Alternativas
Comentários
  • "O grande projeto de expansão do cristianismo a partir de uma estratégia de retomada de territórios levou a Igreja Católica a um processo de militarização da própria instituição. Assimas Cruzadas, expedições militares cujo principal objetivo era retomar a Terra Santa, promoveram o surgimento do monasticismo guerreiro, o que pode ser percebido na militarização do Hospital de Jerusalém, que é abordada no texto."

    Fonte: Descomplica

  • monasticismo é a prática da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa.

  • porque os videos aulas dessa questão fala sobre expansão comercial e não sobre expansão do cristianismo?

  • O texto trata de um fenômeno bastante curioso e peculiar não apenas ao movimento cruzadista medieval, que foi a síntese funcional, em uma mesma organização, das atribuições religiosas e militares. Em outras palavras, foi um aspecto típico do feudo-clericalismo ocidental a militarização da Igreja e clericalização dos soldados, que se expressou, por exemplo, no advento do monasticismo guerreiro.

    Fonte: Oficina do Estudante

  • Letra A

    Monasticismo faz lembrar monastérios, ordens religiosas, ordens monásticas. Uma das consequências das cruzadas foi o surgimento do monasticismo guerreiro.

  • As cruzadas são um dos mais importantes tópicos dos estudos medievais. O texto de apoio aborda a relação entre as ordens religiosas e as campanhas militares nas cruzadas. O enunciado busca a alternativa correta sobre o fenômeno descrito.  
    Análise das alternativas:

    A) As cruzadas possuíam forte justificativa religiosa para sua fundamentação e os cavaleiros, equivalentes aos militares profissionais da época, tinham importante papel nas campanhas. A união destes dois mundos resultou na criação de ordens religiosas guerreiras como os hospitalários descritos no texto ou os famosos templários amplamente divulgados na literatura e cinema. Alternativa correta. 
    B) No período feudal, o poder descentralizado era o temporal exercido pelo Rei que dependia de seus vassalos nobres para diversas funções. O poder religioso, embora muitas vezes se chocasse com os interesse de nobres e reis, sempre esteve o máximo possível centralizado na figura do papa e da Igreja. 
    C) Cronologicamente, a grande peste é posterior as cruzadas e sequer é citada no texto.
    D) O texto refere-se à vocação caritativa da ordem dos hospitalários o que significa que eles apoiavam os peregrinos mendicantes em suas longas viagens a locais sagrados.   
    E) Cronologicamente, o chamado renascimento urbano, caracterizado pelo florescimento de burgos as cidades medievais, é posterior as cruzadas. 
     


    Gabarito do professor: A
  • O nome do texto é “os cavaleiros de Cristo” o que já dá dica, mas também há o texto falando em militarização e colocando o acontecimento durante a idade média. Logo, cruzadas.

    a única alternativa que trata de cruzadas é a LETRA A

  • Letra A

    As cruzadas tiveram como uma de suas principais características o militarismo, havendo, neste contexto, oferecimento de estrutura articulada para estimular a peregrinação e promover o empreendimento religioso rumo à terra santa, sendo o caso do Hospital de Jerusalém um exemplo (ordem dos hospitalares).

  • Na Bibliografia do texto tem escrito Os Cavaleiros de Cristo, que é referencia as Cruzadas, eu olhei as alternativas e marquei a única que falava sobre as Cruzadas.

    Letra A