-
Segundo Aquino, a fé não pode ser vista, mas é sentida é uma razão natural do ser humano não é demonstrável e muitos não entendem essa demonstração, sendo assim a fé não é vista tal como as ciências e sim sentida como efeito da existência ou não da existência de Deus.
Então as coisas invisíveis só podem existir caso aja a existência de Deus o qual é infinito e mostrado por conta dos seus efeitos que vem desde a criação do mundo apesar de não podermos conhecê-lo em corpo físico, mas em sua essência, para o homem Deus seria a própria felicidade. Sendo assim as coisas que existem apenas podem vir a existir por meio de Deus.
Aquino cita que certas coisas podem ser corrompidas por partir desta ideia demonstra que os seres não podem ser da mesma natureza havendo assim uma diversidade necessária e natural, para esta conclusão utiliza de sua razão. Os que não conhecem os efeitos da existência de Deus acabam seguindo sua própria natureza sendo apenas movidos pelo mundo, e passam a ver apenas os atos, porem como versado anteriormente para Aquino nada pode ser movido por si próprio, todos teriam um primeiro motor o qual seria dado o nome de Deus.
Mencionam atributos como nobreza e bondade, e também o âmbito do perfeito para Aquino a perfeição também é chamada de Deus.
Ainda em suas vias de existência de Deus, Aquino trata a questão do conhecimento, e afirma que o ser humano carece do mesmo para chegarem ao que se considera o melhor, porem, o conhecimento e a inteligência só podem ser conseguidas por um ser supremo que seria Deus.
Sendo assim Aquino comprova por meio da razão que Deus existe mesmo não podendo vê-los podemos sentir seus efeitos já que todas as coisas começam e terminam por meio dele. E apenas por meio dele podemos alcançar o conhecimento, a felicidade, e serem menos sucessíveis as vontades humanas.
Pois só pode se alcançar algo bom por meio de Deus que segundo o filosofo o mesmo tem um propósito em permitir a natureza humana a procurar a causa eficiente da sua existência máxima.
Utilizando sentimentos como a fé ou sensações como o calor ou o frio Aquino prova em sua teoria a existência de Deus já que as mesmas sensações podem ser vistas em corpo presentes, sendo assim sentimos apenas seus efeitos, a mesma lógica seria usada para comprovar a existência de Deus e sua máxima existência
-
Mano, só diz o gabarito não enrola assim pelo amor de deus
Gabarito (B)
-
quem jabo é aquino no jogodo bicho?
-
Tomas de Aquino queria fazer uma conciliação entre a Fé e Razão. O que ele faz no texto é provar a existência de Deus de forma racional, lógica.
O texto é caracterizado por sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé.
-
Tenham em mente uma coisa, pois, com a mudança das provas do enem, pode cair muitas questões de filosofia antiga e da idade media.
o Padre Agostinho tinha por objetivo explicar os dogmas do catolicismo, como, por exemplo, a afirmação seguinte: '' Embora Deus tenha criado tudo, ele não criou o mal, pois o mal não é algo, mas a falta ou deficiência de algo'', podemos por de exemplo um ladrão, visto que o mal do ladrão é a falta de algo, nesse caso a falta de honestidade. Além disso, o autor afirmava, por meio da teoria da Iluminação Divina, que todo conhecimento verdadeiro é o resultado de uma iluminação proveniente de Deus.
Já no caso de São Tomás de Aquino, ele tentava explicar racionalmente a existência de Deus pela fé, seja por meio do ''aperfeiçoamento da razão pela fé'', seja por meio das Vias Motoras
-
Heitor, você não é obrigado a ler nada.
-
acertei kkk tem que ler com cuidado
-
O excerto, colocado na prova e atribuído a Aquino, é na verdade de Anselmo de Cantuária. Alguém mais viu isso?
-
Letra B
Ele claramente estar sustentando algo...
...Sabemos de imediato, que Deus existe...
...Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
O período medieval foi marcado por uma tentativa de conciliar o pensamento racional com a Fé cristã. O filosofo Tomas de Aquino foi expoente do período da escolástica medieval.
-
São Tomás de Aquino dedicou sua obra à conciliação entre a razão e a fé cristã. No trecho da questão, argumenta o que seria a prova da existência de Deus. Se somos capazes de conceber algo que seja maior do que qualquer outra coisa, podemos concluir então que Deus existe, pois, em outro caso, não nos seria possível conceber a sua própria existência. A razão aqui não se opõe à fé em Deus, mas, ao contrário, a valida.
A resposta, portanto, letra B.
-
Gabarito B
• Agostinho de Hipona ≫ Patrística ≫ Suma platônica ≫ Divisão dos mundos: cidades dos homens (onde há fim) e cidade de Deus (eternidade) ≫ Teoria da iluminação: a centelha(luz) de Deus ativa o conhecimento, por meio da fé, que está interiorizado nos homens ≫ Fé superior a razão = Razão submissa a fé.
• Tomás de Aquino ≫ Escolástica ≫ Aristotelismo ≫ Suma teológica ≫ Teoria das cinco vias, essa que explica a ordem natural originada por Deus ≫ Defesa da Fé alicerçada na razão = Valoriza a razão para chegar a fé.
Fonte: comentário de José Vitor QC (melhor resumo que achei)
-
Na verdade, colega, eu li a questão várias vezes antes de marca-lá. De cara eu acreditei estar errada pelo uso do termo INTERPRETAÇÃO, mas depois de reler ela algumas vezes eu percebi a "malícia" do examinador da cespe com a redação do enunciado. É uma clara pegadinha, mas o examinador se refere exatamente à Analogia e não à Interpretação Analógica, logo questão correta. E foi assim que acertei, tive que GASTAR a técnica kkkkkkkk...
-
Na verdade, colega, eu li a questão várias vezes antes de marca-lá. De cara eu acreditei estar errada pelo uso do termo INTERPRETAÇÃO, mas depois de reler ela algumas vezes eu percebi a "malícia" do examinador da cespe com a redação do enunciado. É uma clara pegadinha, mas o examinador se refere exatamente à Analogia e não à Interpretação Analógica, logo questão correta. E foi assim que acertei, tive que GASTAR a técnica kkkkkkkk...
-
Na verdade, colega, eu li a questão várias vezes antes de marca-lá. De cara eu acreditei estar errada pelo uso do termo INTERPRETAÇÃO, mas depois de reler ela algumas vezes eu percebi a "malícia" do examinador da cespe com a redação do enunciado. É uma clara pegadinha, mas o examinador se refere exatamente à Analogia e não à Interpretação Analógica, logo questão correta. E foi assim que acertei, tive que GASTAR a técnica kkkkkkkk...