-
-
Questão de pura interpretação.
O que a questão quer é que você identifique uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto-base.
O texto-base traz um trecho do livro "Sociedade do espetáculo" você não precisaria de muito conhecimento para perceber do que se tratava o texto. O trecho tem algumas palavras-chave SER - TER - PARECER, já dá para matar a questão com isso.
Alternativa A: Plausível. O trecho fala que há uma degradação do ser para o ter e do ter para o parecer, então não há uma valorização dos conhecimentos acumulados.
Alternativa B: Correta. É exatamente disso que o trecho fala. Exposição (PARECER) nos meios de comunicação onde a imagem assumiu importância substancial
Alternativa C: Pouco plausível. Nada tem a ver com vivência espiritual.
Alternativa D: Pouco plausível. No texto fala justamente o contrário. Não há um fortalecimento. Há uma dissolução das relações interpessoais.
Alternativa E: Pouco plausível. Não se trata de reconhecimento na esfera artística.
-
O texto traz uma relação da economia com o homem, onde em um primeiro momento em linhas gerais as pessoas tinham (coisas), e agora contemporaneamente falando as pessoas aparentam ter. Portanto, o autor traz essa nova significação da posse de bens por parte das pessoas, onde o fenômeno em apreço foi desvirtuado pela alta exposição nos canais de comunicação de forma espontânea, trago a exemplo as redes sociais onde algumas pessoas ostentam bens, como roupas, viagens como uma forma de ser aceito na sociedade ou em ciclo social específico.
-
Letra B
O bom e velho Capitalismo...
Estar mais que claro que a economia é o destaque do texto, o assunto principal. E os meios de comunicação sempre sera um bom aliado para a economia.
-
O autor evidencia "a sociedade do espetáculo", cujas práticas pautam-se, principalmente, no "parecer ter". Estes termos remetem às mudanças de valores e de hábitos, que culminaram nas atuais ostentações e nas valorizações das aparências. Por vez, estes comportamentos encontram espaço para a disseminação, por meio dos mecanismos utilizados por aplicativos e por redes sociais; gerando a "economia da atenção", na qual, "se o serviço for gratuito, o produto será o usuário".
-
As redes sociais se tornaram espaços de autoreferenciamento, em que os indivíduos aparecem, escrevem suas ideias e opiniões, confirmando o modelo social previsto por Debord.
Letra B
-
Resumiu bem os adolescentes de hoje.