-
Letra B
Existe uma concepção clássica de que a Amazônia possui algumas partes intocadas pelo homem. O estudo destacado no texto revela uma ação importante das sociedades indígenas na alteração do ecossistema da floresta amazônica. Essa mesma pesquisa atribui a biodiversidade da floresta, em parte, a esses mesmos grupos. Questiona-se, assim, o mito da ausência de ação antrópica. A floresta seria resultado também da alteração por grupos indígenas.
Fonte: Descomplica
-
Questão de interpretação.
O texto fala sobre ações do homem na Amazônia, ou seja, ação antrópica do homem.
A questão quer saber qual a ideia que o texto rompe ao trazer esse novo olhar: Ausência da ação antrópica.
-
*pesquisa realizada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
*as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes (na Amazônia)
*há mais de 8 000 anos, primeiro eram selecionadas as plantas com características úteis ao homem e depois era feita a propagação dessas espécies
*começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção
O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de ausência de ação antrópica.
-
Uma importante interface entre Geografia Física e Humana ocorre justamente no estudo da ação humana no ambiente chamado de antrópico. O texto de apoio aborda a domesticação de espécies vegetais por seres humanos no continente americano, milênios antes da chegada de colonizadores europeus. O enunciado busca a ideia tradicional sobre a Amazônia que está sendo modificada pelas informações contidas no texto.
Análise das alternativas:
A) Os saberes locais são importante pois representam séculos de conhecimento sobre a dinâmica da floresta acumulados por seus residentes. No entanto, isso não se relaciona com o texto de apoio sobre domesticação de plantas e mudança de modelo explicativo sobre a Amazônia.
B) O texto confirma que a domesticação de plantas levou a formas de agricultura que influenciaram a própria composição da floresta o que desmonta a ideia clássica de Amazônia intocada e natural e confirma a ação antrópica na região muito antes do que imaginávamos. Alternativa correta.
C) A Abundância de recursos naturais é uma das características mais conhecidas da região.
D) Com o avanço do desmatamento e a ameaça de abertura de novos projetos de mineração o manejo da Amazônia sem dúvidas torna-se cada vez mais complexo. No entanto, nada disso relaciona-se com as informações disponíveis no texto.
E) A agropecuária como conhecemos chegou a região amazônica apenas no século XX.
Gabarito: B.
-
Questão bonita! O ENEM sempre traz questões que desconstroem a ideia do índio ingênuo e sem organização social. Assim como essa questão, já caiu a complexidade das "cidades" indígenas, com centros de integração e trocas de produtos.
-
...Começaram a cultiva-las em pátios e jardins...
Letra B
No caso citado, não havia práticas agropecuárias sérias, e sim o manejo ambiental de plantas de interesse dos indígenas que habitavam essa região, através de ações antrópicas.
-
A única que é coerente com o texto é a B. O texto está praticamente dizendo que os povos nativos modificaram a vegetação nativa da região amazônica, contrariando uma ideia da Amazônia inalterada e de que os indígenas não possuíam conhecimentos para isso.