Estudos sobre distribuição da pobreza e riqueza no mundo fazem parte frequente dos temas geográficos. O texto de apoio aborda a pobreza na África a partir de outro ponto de vista que não o econômico, mas sim o social. O enunciado busca a alternativa que explique a pobreza descrita no texto por um viés não econômico.
Análise das alternativas:
A) Ancestralidade é importante de maneira simbólica reafirmando o orgulho do pertencimento a tradições mais amplas, mas não possui relação direta com a redução dos efeitos da pobreza material na vida do indivíduo.
B) Redes de sociabilidade, como demonstradas pelo texto, podem contribuir decisivamente para amenizar os efeitos da pobreza material. A divisão da prosperidade assim como da adversidade com a comunidade local, ligada por laços de parentesco, reduz significativamente as chances de pobreza extrema e da insegurança alimentar entre outros problemas. Alternativa correta.
C) A reversão da pobreza pela educação é processo que demora muitos anos não se aplicando a demandas imediatas como a insegurança alimentar.
D) Fragmentação de propriedades agrícolas reduz o tamanho do lote agricultável e em última instância pode produzir fome através de dificuldades de produzir, mas isso leva muitos anos e não possui relação direta com as informações do texto de apoio.
E) Esse fenômeno por maior que seja sua importância não produz pobreza de forma imediata ou mesmo duradoura conforme descrito no texto de apoio.
Gabarito do professor: B