SóProvas


ID
2842405
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de “produção sustentável” que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de “fonte-ralo” proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.

CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set.-nov. 2007.


No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)

Alternativas
Comentários
  • Conhecimento empírico é uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica

  • A reconstrução do modelo científico foi necessária por conta do conhecimento dos seringueiros adquiridos através da experiência sem aparatos científicos (conhecimento empírico apropriado pelo senso comum.)

  • A alternativa correta é a letra D, pois o modelo de produção sustentável foi reconstruído com base nas observações/experiência dos seringueiros, ou seja, o novo modelo se baseia em conhecimento empírico que, anos depois, foi reconhecido.

  • Questão que propõe uma interface entre a Biologia e a Geografia pela via da Ecologia e da valorização dos saberes tradicionais. Texto de apoio abordando o encontro entre a teoria científica de biólogos renomados com saberes de populações tradicionais e como um influenciou o outro. O enunciado busca a alternativa que contribuiu para a formulação final da produção científica citada no texto. 

    Análise das alternativas:

    A) Esta opção considera apenas o método científico na produção do conhecimento ignorando a contribuição dos saberes tradicionais descritos no texto.
    B) Preconceitos morais não fazem parte do conhecimento científico moderno e tal premissa não tem relação com as ideias do texto de apoio.
    C) A religiosidade popular não está relacionada ao saber tradicional citado no texto que refere-se a práticas de alimentação em ambientes florestais. 
    D) Conhecimento empírico é aquele passado de uma geração para outra e aprendido através da observação sendo no caso exatamente o que foi feito pelos biólogos internacionais ao perceberem que o método dos seringueiros funcionava melhor que o proposto por eles e levando isso em consideração no momento de postular nova explicação. Alternativa correta. 
    E) Atuação baseada no método científico moderno desconsiderando o saber da população tradicional bem diferente da situação exposta no texto. 





    Gabarito do professor: D
  • Letra D

    O texto traz um caráter interpretativo sobre o conhecimento empírico desenvolvido em contraposição à prática desenvolvida pelos seringueiros pelo uso do senso comum, dando origem ao modelo "fonte-ralo".

  • Alguém sabe dizer pq n poderia ser a letra a?