SóProvas


ID
2842459
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.


Um dos benefícios dessa forma de plantio é a

Alternativas
Comentários
  • na hora da prova eu acertei, aqui eu erro! graças a Dingos

  • Não entendi o porque é a C...

  • A enxertia é um processo de propagação vegetativa que tem como uma das grandes vantagens a manutenção do patrimônio genético da planta que está sendo propagada. É um mecanismo de reprodução assexuada e, portanto, leva à formação de descendentes geneticamente idênticos ao parental.

  • Plantas enxertadas são uma coisa, e transgênicos são outra coisa. Enquanto as plantas enxertadas são plantas que foram conectadas uma na outra como em uma “cirurgia”, as plantas transgênicas passaram por modificações em seus genes. o enxerto é feito para aumentar resistência das plantas a doença, crescer mais rápido, absorver melhor a água e nutrientes, mas as folhas e os frutos não sofrem modificação, pois sua genética é a mesma.

  • Todo cruzamento entre indivíduos geneticamente diferentes gera um indivíduo híbrido e geralmente estéril. Mendel confirmou isso com cruzamentos testes, onde observou que uma característica genética se sobressaia a outra. Experimentos genéticos permitem a modificação genética de seres vivos através desse cruzamento. 
    Nessa questão, observamos o cruzamento de duas espécies diferentes que resultou em uma híbrida, e a forma de plantio por enxertia. A enxertia é um processo onde unem-se partes de plantas geneticamente diferentes com o intuito de manter características da planta principal, que nesse caso é a atemoia. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Um benefício dessa forma de plantio é:
    a) a variabilidade genética é reduzida, pois a enxertia é um processo que seleciona a genética pretendida. Incorreta.
    b) a enxertia não tem relação com a produção de frutos. Incorreta.
    c) a enxertia possui como benefício maior a manutenção do genótipo. Correta.
    d) não reproduz clones, altera a genética das plantas. Incorreta.
    e) a modificação ocorre pela união das plantas de genética diferentes. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.

  • Letra C

    Eu quero manter a planta hibrida, e isso pode ser possível por meio da enxertia, pois a enxertia mantem o patrimônio genético...

  • Enxerto é quanto grudamos um pedaço de planta adulta (geralmente a copa) à uma raiz de outra planta (jovem). O enxerto vai preservar as características do fruto da copa adulta, o que muda é que esse fruto vai ser produzido mais rápido. Geralmente esse processo é feito quando as raízes da planta original estão danificadas, porém ela ainda pode produzir frutos. O INTUITO NÃO É PRODUZIR UMA ESPÉCIE NOVA, MAS SIM FAZER COM QUE AQUELE FRUTO PRODUZA MAIS RÁPIDO EM RAÍZES MELHORES.

  • Na hora aí INEP eu sou agricultor agr né

  • Letra C

    A utilização de enxertia, uma técnica de reprodução assexuada, manterá a linhagem genetica da planta hibrida produzida no cruzamento (a atemoia).

    -A enxertia é um tipo de reprodução assexuada que mantém a carga genética, podendo ter alterações somente por mutações (processo que variabilidade genética, porém ocorre de maneira rara e aleatória). Como a atemoia é a planta de interesse, esse tipo de plantio manterá as mesmas características genéticas nas próximas gerações.

  • Enxertar só serve para fazer que a planta cresça mais rápido. Não há criação de nova espécie a partir do enxerto. Quando se une as duas plantas a que esta por baixo só serve para nutrir.

  • Fizeram uma cirurgia nas plantas e surgiu a enxertia.

  • A enxertia possui como benefício maior a manutenção do genótipo.

  • Enxertia se configura como uma relação ecológica? e qual seria? Comensalismo?

  • Li "cruzamento de espécies" e fui direto na letra A, me lasquei.

  • O enxerto de plantas permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo ou pela presença de pragas e garante a manutenção de características determinadas da planta Letra C