SóProvas


ID
2842543
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O alemão Fritz Haber recebeu o Prêmio Nobel de química de 1918 pelo desenvolvimento de um processo viável para a síntese da amônia (NH3). Em seu discurso de premiação, Haber justificou a importância do feito dizendo que:

“Desde a metade do século passado, tornou-se conhecido que um suprimento de nitrogênio é uma necessidade básica para o aumento das safras de alimentos; entretanto, também se sabia que as plantas não podem absorver o nitrogênio em sua forma simples, que é o principal constituinte da atmosfera. Elas precisam que o nitrogênio seja combinado [...] para poderem assimilá-lo.

Economias agrícolas basicamente mantêm o balanço do nitrogênio ligado. No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado.

Isso tem gerado a necessidade econômica mundial de abastecer o solo com nitrogênio ligado. [...] Ademanda por nitrogênio, tal como a do carvão, indica quão diferente nosso modo de vida se tornou com relação ao das pessoas que, com seus próprios corpos, fertilizam o solo que cultivam.

Desde a metade do último século, nós vínhamos aproveitando o suprimento de nitrogênio do salitre que a natureza tinha depositado nos desertos montanhosos do Chile. Comparando o rápido crescimento da demanda com a extensão calculada desses depósitos, ficou claro que em meados do século atual uma emergência seríssima seria inevitável, a menos que a química encontrasse uma saída.”

HABER, F. The Synthesis of Ammonia from its Elements.

Disponível em: www.nobelprize.org. Acesso em: 13jul. 2013 (adaptado).


De acordo com os argumentos de Haber, qual fenômeno teria provocado o desequilíbrio no “balanço do nitrogênio ligado”?

Alternativas
Comentários
  • O consumo dos produtos nitrogenados em locais distantes de sua produção, como nas cidades, compromete o ciclo do nitrogênio, já que essas substâncias não estão retornando ao local de onde foram retiradas, no caso, as regiões de campos agrícolas.


    Esta explicação pode ser encontrada no seguinte trecho do enunciado:

    "No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado."

  • Satã veio incorporado nessa questão... Quem concorda dá like '-'

  • "A intensificação do fluxo de pessoas" da uma idéia de êxodo rural...e não da saída da colheita

    As pessoas saem pra levar o produto...e essa é a resposta.?...mas como assim?

    Achei a resposta muito mal formulada

  • Infelizmente, Thiago, em nenhum momento diz que esses "Lugares Distantes" são cidades, você está justificando pós-resposta a sua fundamentação. Podem, muito bem, ser outros locais campestres longes de onde é produzido. Não há nada no texto que justifique ser a Letra D. A mais correta seria a C, tendo em mente que o desequilíbrio de N é devido a não renovação do elemento no solo, o que reduz sua fertilidade. Entretanto, o GAB oficial D é mantido.

  • John Felix, não haveria razão para se transportar nitrogênio ligado para outras áreas campestres, tendo em vista que nelas é que são produzidos esses nitrogenios ligados.

  • John Félix, o trecho "com o advento da era industrial" pressupõe que os "lugares distantes" são cidades. Questão sensacional, foge um pouco da decoreba e convida o leitor a compreender não só a questão ambiental, mas o contexto histórico também.

  • Com uma boa interpretação de texto dá pra matar a questão.

  • No ciclo do nitrogênio, os animais adquirem esse suprimento ao consumir vegetais ou animais que se alimentam de vegetais, e em seguida devolvem ao ambiente na forma de excretas nitrogenadas. Os vegetais não conseguem absorver o nitrogênio do ar, eles precisam das bactérias do solo que transformam o gás em amônia (fixação biológica), e outras bactérias transformam a amônia em nitrato (nitrificação) assim, parte dos nitratos e da amônia é novamente transformada em gás por um outro tipo de bactéria (desnitrificação). O nitrogênio necessita do solo para que seu ciclo se feche, e o consumo de produtos nitrogenados ocorrendo em locais distantes de onde foram retirados, significa que a alta demanda de consumo está longe dos campos agrícolas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    O fenômeno que teria provocado o desequilíbrio é:
    a) a reserva ter se esgotado foi a consequência, e não a causa do desequilíbrio. Incorreta.
    b) essa exploração de carvão não provoca o desequilíbrio no balanço do nitrogênio ligado. Incorreta.
    c) o solo permanece fértil, o grande problema é a falta do nitrogênio que não retorna para os campos agrícolas. Incorreta.
    d) o grande fluxo de pessoas para a cidade cria esse desequilíbrio. Correta.
    e) essa necessidade faz parte do metabolismo das plantas, não é causa do desequilíbrio. Incorreta.

    Gabarito do professor: D.

  • comentario da professora

    O fenômeno que teria provocado o desequilíbrio é:

    a) a reserva ter se esgotado foi a consequência, e não a causa do desequilíbrio. Incorreta.

    b) essa exploração de carvão não provoca o desequilíbrio no balanço do nitrogênio ligado. Incorreta.

    c) o solo permanece fértil, o grande problema é a falta do nitrogênio que não retorna para os campos agrícolas. Incorreta.

    d) o grande fluxo de pessoas para a cidade cria esse desequilíbrio. Correta.

    e) essa necessidade faz parte do metabolismo das plantas, não é causa do desequilíbrio. Incorreta.

    Gabarito do professor: D.

  • "indica quão diferente nosso modo de vida se tornou com relação ao das pessoas que, com seus próprios corpos, fertilizam o solo que cultivam" Gente socorro... como assim? é pela ureia da urina que o ciclo recomeça? qual é o papel das pessoas no ciclo do nitrogênio?.

  • Essa questão podia estar na prova de linguagens. É pura interpretação .

  • É isso mesmo Kalita. Quando os seres vivos urinam eles jogam uma certa quantidade de amônia no solo através do processo de excreção. Além disso, quando os seres vivos morrem, ocorre a produção de amônia através da ação de bactérias decompositoras

  • O comando da questão pergunta qual foi a CAUSA

    A letra C é a consequência

  • Letra D

    O alimento estar saindo do campo para a cidade e o nitrogênio estar saindo junto...

  • antes da revolução industrial, o modo de vida era "sustentavel". As pessoas comiam oq plantavam e assim o ciclo do nitrogenio era natural, pois n havia necessidade de produção acelerada ou em grandes escalas, dava tempo de todo o processo acontecer e o solo recuperar sua qualidade. Após o revolução as pessoas foram para os centros urbanos.. trabalhar, mas n dava para continuar como antes, por isso os produtores começaram a plantar mais e vender abastecendo as cidades. Houve então uma quebra no ritmo do ciclo que para acompanhar a produção teria de ser mais rapido mas isso é impossivel, surgiu então a necessidade da fertilização e o resto ja sabemos.

    ou seja: o ´êxodo rural´ encadeou mudanças no ciclo natural do nitrogenio.

    (eu errei a questão então fui pesquisar como que os humanos interferem nesse ciclo, minha conclusão foi essa)

  • Letra D

    Segundo os argumentos apresentados pelo autor, o fato de os produtos serem levados do local de plantio para o consumo em locais distantes causa o desequilíbrio do nitrogênio ligado; isto porque o fluxo de pessoas do campo para a cidade leva a um consumo maior de produtos campestres nas cidades, interferindo na ciclagem do nitrogênio na zona rural.

  • As alternativas A,B,C e E trás fenômenos que não iriam prejudicar o ciclo do nitrogênio.

    A- iria prejudicar as pessoas somente.

    B- iria contribuir para o aquecimento global e a produção de CO2.

    B- Iria prejudicar as pessoas devida a baixa produção que iria ocasionar e consequentemente baixa economia.

    E- Isso é obvio, as plantas precisam absorver esses sais para manter estável seu ciclo de nitrogênio.

    Por eliminativa chegamos na letra E, e compreendemos o que o texto quer dizer.

  • As alternativas A,B,C e E trás fenômenos que não iriam prejudicar o ciclo do nitrogênio.

    A- iria prejudicar as pessoas somente.

    B- iria contribuir para o aquecimento global e a produção de CO2.

    C- Iria prejudicar as pessoas devida a baixa produção que iria ocasionar e consequentemente baixa economia.

    E- Isso é obvio, as plantas precisam absorver esses sais para manter estável seu ciclo de nitrogênio.

    Por eliminativa chegamos na letra E, e compreendemos o que o texto quer dizer.

  • Maldosa !Tentei resolver lendo só o último parágrafo...e tinha uma questão errada q era compativel com o parágrafo. Realmente tem q ler todo enunciado ,mas desse tamanho tem q pular mesmo...ah! Enem jocoso
  • é possível ver que o texto fala sobre a industrialização, e a consequente urbanização, por isso, fluxo de pessoas para as cidades causou um desequilíbrio no nitrogênio, pois muito nitrogênio é tirado do solo no campo e é levado para as cidades, não retornando ao seu lugar de origem.

    Letra D

  • "No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado." Letra D

  • "Economias agrícolas basicamente mantêm o balanço do nitrogênio ligado. No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado."

    "Isso tem gerado a necessidade econômica mundial de abastecer o solo com nitrogênio ligado. [...] A demanda por nitrogênio... indica o quão diferente nosso modo de vida se tornou com relação ao das pessoas que, com seus próprios corpos, fertilizam o solo que cultivam."

  • Concordo com Boomer concursado.