SóProvas


ID
2842705
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O que se entende por norma-padrão, nos estudos mais recentes sobre variação linguística e ensino, é o modelo de língua descrito-prescrito pela tradição gramatical, uma língua extremamente idealizada, construída com base nos usos de um grupo não muito amplo de escritores e, mesmo assim, não de todos esses usos, mas só daqueles que o próprio gramático considera exemplares ou recomendáveis.”

(BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011 p 31)

Com base na visão de Bagno sobre a norma-padrão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C Não se deve ensinar norma-padrão na escola. A educação em língua materna não é sinônima de um ensino exclusivo de uma única modalidade de emprego da língua, muito menos de uma modalidade obsoleta e anti-intuitiva.

  • Essa questão foi pra chutar mesmo, essas alternativas não diz nada com nada com o que tá no texto. A letra D traz um sentindo mais completo a respeito da temática.

  • Nossa!

    É preciso fazer um belo malabarismo para considerar a alternativa (C) como correta. Eliminei essa alternativa no primeiro período. ERREI!

  • Se eu tivesse prestado esse concurso, provavelmente teria entrado com recurso contra essa questão...

  • Eliminei a letra C logo de cara e marquei a D , questão muito difícil e que confunde o leitor , eu entraria com recurso se tivesse prestado esse concurso

  • Não lembro de ter visto em lugar algum o Bagno falando que não se deve ensinar a norma-padrão na escola. o_O Isso confere?

    Creio que esta é uma questão de entrar com recurso.

  • Esta questão deveria ter sido anulada. Em momento algum do trecho selecionado o autor fala sobre ensinar ou não ensinar a gramática normativa nas escolas. No trecho em questão, ele simplesmente descreve um fato: que a norma culta é diversa da língua falada. Nada mais do que isso.