SóProvas


ID
2843356
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o texto.


“Código penal é um conjunto formado por leis penais sistemáticas, utilizadas para punir e evitar os delitos criminais cometidos no âmbito social e que infrinjam as normas estabelecidas pela Constituição vigente. O código penal tem como base o Direito Penal (também conhecido por Direito Criminal), responsável por ajudar a garantir o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade livre de ações criminais e perversas ao bem comum ou à vida das pessoas.”


Baseando-se na tipologia textual, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

     

    O texto expositivo pode apresentar recursos como a:

    - instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
    - informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
    - descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
    - definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando;
    - enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo;
    - comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;

     

    Letra:E

     

  • Texto expositivo= apresenta informações sobre objeto ou fato.

  • Texto Expositivo-informativo

    Nesta ocasião, o objetivo central do emissor é simplesmente transmitir as informações sobre determinado tema, sem grandes apreciações e, por isso, com o máximo de neutralidade.

    Podemos pensar numa apresentação sobre os índices de violência no país, de modo que o conjunto de informações, gráficos e dados sobre o tema, apresentam tão somente informações sobre o problema, sem defesa de opinião.

  • Letra E.

    TIPOLOGIA TEXTUAL

    TEXTO NARRATIVO -> conta-se um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.  Toda a narração tem um enredo ou intriga – o encadeamento, a sucessão de fatos, o conflito que se desenvolve.

    (tempo verbal predominante é o PASSADO, pretérito perfeito e o mais que perfeito). Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    TEXTO DESCRITIVO -> é uma modalidade de composição textual cujo objetivo é fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objetivo, um movimento (descrição objetiva ou subjetiva de coisas, pessoas ou situações, normalmente numa enumeração, contém verbos de ligação. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem, manuais, anúncios, propaganda, relatórios, biografia, tutorial, etc. Também podem ser encontrados em textos literários através da descrição subjetiva.

    TEXTO INJUNTIVO/INSTRUCIONAL-> é o texto que visa a dar instruções, ordens, avisos, conselhos, fazer advertências ou prescrever procedimentos, com o propósito de instruir o leitor/interlocutor. Exemplos: receitas culinárias ou médicas, manuais de instrução, bulas de medicamentos, regulamentos, editais, placas de sinalização, campanhas comunitárias. Predomina os verbos no Imperativo.

    TEXTO DISSERTATIVO:>>> tempo verbal predominante é o PRESENTE. Divide-se em argumentativo e expositivo.
    a) ARGUMENTATIVO -> apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias/opiniões apresentadas de forma lógica. Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência. Seu intuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação-argumentativa, editorial etc.

    Dica: Em textos argumentativos, a expressão “na verdade” é um modalizador e exprime um juízo de valor, um modo de ver, uma opinião do autor.

    b) EXPOSITIVO -> caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, concisa, sem intenção de convencer o leitor. Neste tipo de texto, o autor procura somente informar, explicar ou interpretar ideias, conceitos ou pontos de vista, por meio de uma explanação imparcial – que não conduza à polêmica e não tenha o propósito imediato de persuadir ou formar a opinião do leitor. Tem finalidade informativa com o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos.

    Ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa, o texto informativo utiliza linguagem denotativa.

    Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.

  • NEUTRALIDADE???????"responsável por ajudar a garantir o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade livre de ações criminais e perversas ao bem comum ou à vida das pessoas.”

  • Pois é, Bruno Lelis. Esse texto tem neutralidade? Sério?

  • A neutralidade mandou lembranças!

  • Gabarito E

    Expositivo; expor, transmitir alguma informação.

  • A palavra neutralidade confunde, porém dentre todas as alternativas, não há como marcar outra !

  • É possível observar que o autor discorre sobre os OBJETIVOS que o Direito Penal busca alcançar, sem no entanto expor sua opinião pessoal (Neutralidade).

  • bora ver, Benicio Dias

  • GABARITO EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • GABARITO: LETRA E

    → Narração = Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    → Dissertação = Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.

    → Descrição = Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.

    → Injunção = São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.

    → Exposição = O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário e etc.

    FONTE: QC

  • Sendo neutro, logo o texto é EXPOSITIVO INFORMATIVO.

  • Em relaçao a questao c texto descritivo usa muito de adjetivos

  • OII COLEGAS!!!

    Passando pra falar com quem esta focando na Policia Penal de Minas Gerais e quer simulados para ajudar na preparação, estou fazendo os simulados da Turma Espartana e estão me ajudando demais, apenas as questões sem um contexto de prova limitam o aprendizado, gerenciamento de tempo, controle de foco, estratégia de prova e é isso que os simulados oferecem, são 15 simulados voltados pra PPMG. Para quem tiver interesse acesse o site abaixo.

    Link do Site: https://go.hotmart.com/V60340802G

  • GAB: E

    TIPOS TEXTUAIS:

    Narração: Personagens, Enredo, Narração, Tempo e Espaço...

    Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

    Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debate...

    Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    "Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito." Martin Luther King

  • Texto dissertativo = Informa e esclarece o leitor através da exposição rigorosa e clara de um tema;

    GAB.: Texto expositivo informativo, pois transmite informações sobre determinado tema, com neutralidade. (Como não traz a opinião do autor não é argumentativo e sim expositivo)