SóProvas


ID
2843980
Banca
COMPERVE
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O uso de produtos para eliminar animais sinantrópicos pode, em muitos casos, oferecer riscos à saúde humana e animal. Alguns rodenticidas estão proibidos no mercado pela sua letalidade para mamíferos, incluindo os humanos.

Sobre o Fluoracetato de sódio (FAS) e seu uso, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Ácido Monofluoracético (MFA) encontrado na Policourea Marcgravii (erva-de-rato) se transforma em Fluoracetato de Sódio (FAS), causando elevada mortalidade em bovinos.

  • A - sinais cardíacos e neurológicos estão associados ao acúmulo de citrato nesses tecidos, levando à alcalose metabólica e à hipercalcemia. (os sintomas cardíacos e neurológicos estão associados ao acúmulo de citrato nesses tecidos e aos efeitos da acidose metabólica e hipocalcemia - fonte: tratado de medicina interna de cães e gatos - Jericó)

    B - o Fluoracetato de sódio caracteriza-se por ser uma substância de alta toxicidade, lipossolúvel, insipida, inodora e cujo uso é permitido no Brasil e nos E.U.A (o uso é proibido)

    C - animais intoxicados com FAS desenvolvem como sinais clínicos, após 8 horas da ingestão, sialorreia e paralisia muscular ou convulsão. (podendo ocorrer os sintomas iniciais entre 30 min e 4 a 6 h após a ingestão do tóxico. Fonte: tratado de medicina interna de cães e gatos - Jericó)

    D - o FAS pode ser encontrado como principio ativo em algumas plantas tóxicas no Brasil, entre elas, a “erva-de-rato”, responsável pela mortalidade de ruminantes devido a sua ingestão.

  • Fluoracetato de sódio é a forma de veneno da P. marcgravii (cafézinho/erva-de-rato). É nativa do brasil, mas o veneno é proibido em todo o mundo. Causa anóxia e morte súbita.