SóProvas


ID
2844088
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana. A produção dos meios imediatos de vida, materiais e, por conseguinte, a correspondente fase de desenvolvimento econômico de um povo ou de uma época é a base a partir da qual tem se desenvolvido as instituições políticas, as concepções jurídicas, as idéias artísticas. A descoberta da mais-valia clareou estes problemas.

(Adaptado de: ENGELS, F. Discurso diante do túmulo de Marx. 1883. Disponível em: <http://www.marxists.org/espanol/m-e/1880s/83- tumba.htm>. Acesso em: 11 set. 2017.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção materialista da história, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.

    A teoria de Karl Marx tem como base o que ele chamava de concepção materialista da história.

    Essa concepção, fundamentada tanto por Karl Marx quanto por Friedrich Engels, tem um conceito bem diferente do conceito do Iluminismo.

    Segundo ela, as alterações sociais que acontecem ao longo da história não estão baseadas em ideias, mas sim em valores materiais e em condições econômicas.

  • O materialismo histórico, sumariamente, refere-se a organização de uma sociedade, que SEMPRE tem como estopim a produção material, logo; a preocupação de toda sociedade é a preocupação com a produção material, essa definirá as superestruturas e a própria estrutura de classe.

    EX:

    '' Imaginemos uma sociedade que nasce em torno de um rio, nesse rio há muitos peixes, logo a sociedade se baseará na Pesca. Diante disso, a educação, a economia, a ética e até mesmo a religião, tudo isso seria as Superestruturas que farão parte da vida social do indivíduo.

    LETRA D