SóProvas


ID
2844829
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


    Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. Contudo, há visões inconciliáveis a respeito das consequências dessa mudança e sua iminência. Alguns creem que dentro de uma ou duas décadas bilhões de pessoas serão economicamente redundantes. Outros sustentam que mesmo no longo prazo a automação continuará a gerar novos empregos e maior prosperidade.

    Os temores de que a automação causará desemprego massivo remontam ao século XIX, e até agora nunca se materializaram. Desde o início da Revolução Industrial, para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente. Mas há boas razões para pensar que desta vez é diferente.

    Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva. No passado, as máquinas competiram com humanos principalmente em habilidades físicas, enquanto eles ficaram à frente das máquinas em capacidade cognitiva. Por isso, quando trabalhos manuais na agricultura e na indústria foram automatizados, surgiram novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam: aprender, analisar, comunicar e compreender emoções. No entanto, acredita-se que a Inteligência Artificial será capaz de apreender um número cada vez maior dessas habilidades.


(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital.)

Considere as afirmações a seguir:

I. Mesmo que possam ter substituído o homem em diversas funções, as máquinas ainda não são capazes de competir com as habilidades cognitivas do ser humano.
II. O receio de que as máquinas possam eliminar empregos encontra fundamento no desemprego maciço observado no século X IX com o advento da Revolução Industrial.
III. No primeiro parágrafo, o autor apresenta dois pontos de vista conflitantes a respeito das consequências da automação.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Assertiva I - correta. Mesmo que possam ter substituído o homem em diversas funções, as máquinas ainda não são capazes de competir com as habilidades cognitivas do ser humano.

    (última linha) No entanto, acredita-se que a Inteligência Artificial será capaz de apreender um número cada vez maior dessas habilidades (portanto, uma possibilidade, não um fato concreto).


    Assertiva II - errada. O receio de que as máquinas possam eliminar empregos encontra fundamento no desemprego maciço observado no século XIX com o advento da Revolução Industrial.

    (quarta linha) Os temores de que a automação causará desemprego massivo remontam ao século XIX, e até agora nunca se materializaram.


    Assertiva III - correta. No primeiro parágrafo, o autor apresenta dois pontos de vista conflitantes a respeito das consequências da automação.

    (segunda linha) Contudo, há visões inconciliáveis a respeito das consequências dessa mudança e sua iminência.

  • Significado de Maciço

    adjetivo

    Compacto; composto por matéria firmemente unida, sem falhas.

    Reduzido; cujo tamanho é muito pequeno; de natureza simples.

    Abundante; em grande quantidade: uma clientela compacta se empurrava pelas promoções.


    Significado de Massivo

    adjetivo

    Em quantidade excessiva; em que há ou contém uma grande quantidade de; maciço: sua banda fez um sucesso massivo no Brasil.

    Relacionado com um número elevado de pessoas: votação massiva.


    https://www.dicio.com.br


  • I- Correto. No texto, o verbo está no futuro: “será capaz de competir”, o que indica que ainda não compete nesse sentido.


    II- Incorreto. Veja:

    Os temores de que a automação causará desemprego massivo remontam ao século XIX, e até agora nunca se materializaram.


    III- Correto. De um lado, a substituição das atividades mecânicas, de outro, a criação de novos empregos baseados em atividades cognitivas.




    Felipe Luccas, Estratégia Concursos

  • Gabarito : B

    I-VERDADEIRO-Embora o texto dê a entender que as máquinas possam vir a competir cognitivamente com o homem, está claro que, no momento que o autor escreve, isso ainda não aconteceu.

    II-FALSO- O autor afirma que o temor ao potencial desemprego, durante a revolução industrial, nunca se materializou.

    III-VERDADEIRO-"Alguns creem que dentro de uma ou duas décadas bilhões de pessoas serão economicamente redundantes. Outros sustentam que mesmo no longo prazo a automação continuará a gerar novos empregos e maior prosperidade"