SóProvas


ID
2844847
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


    A punição para quem já está preso é a solitária. Não é para menos: a ausência de convivência com outros seres humanos é extremamente penosa. Ela causa depressão, facilita o aparecimento de doenças, aumenta a agressividade e pode levar ao suicídio.

    Nas sociedades modernas, a solidão atinge até 50% das pessoas com mais de 60 anos. Nas sociedades primitivas, vivíamos em constante contato, dividindo tarefas com os membros de nossa tribo. Hoje é possível sofrer de solidão mesmo vivendo numa grande cidade.

    Que a solidão causa mudanças comportamentais ninguém duvida, mas agora foi descoberto um neuropeptídio (NkB), uma espécie de hormônio, envolvido nesse processo, e ao mesmo tempo um composto químico capaz de debelar os efeitos da solidão.

    Camundongos foram colocados sozinhos por duas semanas (o que equivale a um ano para seres humanos). Após esse tempo, eles apresentavam os sintomas típicos da solidão. Suscetibilidade ao estresse e aumento da agressividade. Os cientistas, ao examinar os cérebros desses animais, observaram um enorme aumento na quantidade de NkB.

    Em outro experimento, os cientistas empregaram um recurso genético para induzir o aumento do NkB artificialmente, sem expor os animais à solidão. Esses animais, mesmo convivendo com outros de sua espécie, exibiram os sintomas da solidão, comprovando que esse hormônio está envolvido com o aparecimento de seus sintomas em camundongos. Como esse mesmo hormônio existe em seres humanos, devem ser obtidos os mesmos resultados quando esses experimentos forem repetidos em pessoas.

    Apesar de agora conhecermos uma molécula que provoca os sintomas da solidão, ainda não sabemos como ela provoca o aumento dessa molécula no cérebro. Será que é a falta de interação física que provoca a solidão, será a falta de estímulos visuais ou olfativos, ou uma combinação desses fatores?

    Esses experimentos também sugerem que pode haver um medicamento capaz de fazer desaparecer os sintomas da solidão. Mas não seria melhor curar a solidão interagindo com os amigos, a família e outras pessoas do convívio social? A solidão é um problema criado pela sociedade moderna. Ele deve ser resolvido com uma nova droga ou com uma mudança de comportamento?


(Adaptado de: REINACH, Fernando. Disponível em: ciencia.estadao.com.br)

Identifica-se noção de causa e consequência em:

Alternativas
Comentários
  • [ O FATO DE ] Como esse mesmo hormônio existe em seres humanos, [ FAZ COM QUE] devem ser obtidos os mesmos resultados quando esses experimentos forem repetidos em pessoas. (5o parágrafo)


    Gabarito: Letra B

  • Dica: A conjunção "Como" da letra B é classificada como conjunção causal, justamente por introduzir a lógica de que uma ação/fato leva a outro(a), conforme dito no comentário do Estranho . Lembrar da classificação das conjunções ajuda nesse tipo de questão.

  • alguem poderia explicar toda as alternativas.

  • O como pode ser um monte de coisa, mas o concurseiro deve saber as 3 que mais caem: conformativa, causal, comparativo.

  •  a)Apesar de agora conhecermos uma molécula que provoca os sintomas da solidão, ainda não sabemos como ela provoca o aumento dessa molécula no cérebro. (penúltimo parágrafo)(concessiva)

     b)Como esse mesmo hormônio existe em seres humanos, devem ser obtidos os mesmos resultados quando esses experimentos forem repetidos em pessoas. (5o parágrafo)(resposta)

     c)Em outro experimento, os cientistas empregaram um recurso genético para induzir o aumento do NkB artificialmente... (5o parágrafo)(finalidade)

     d)... a ausência de convivência com outros seres humanos é extremamente penosa. (1o parágrafo)(não há subordinação)

     e)Hoje é possível sofrer de solidão mesmo vivendo numa grande cidade. (2o parágrafo)(concessiva)

    Se tiver algo errado, me avisem.

  • GABARITO: "B".

    Questão direta, na letra B, temos a conjunção causal “como”, que introduz oração causal (o hormônio é igual) anteposta à oração que indica a consequência (obter resultados iguais).

    a) “Apesar de” indica concessão;

    c) e d) trazem afirmações categóricas isoladas, sem relação de causa-efeito com outra no mesmo período.

    e) “Mesmo” indica concessão;

    Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • Já que... então

  • Uma das poucas questões de causa e consequência que não teve maldade da banca kkkkk...de qualquer forma, notem que O FATO DE (CAUSA) esse mesmo hormônio existe em seres humanos,

    FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) devem ser obtidos os mesmos resultados quando esses experimentos forem repetidos em pessoas, sempre ajuda!

    Abraços!

  • achei uma das mais dificeis sobre causa consequencia