SóProvas


ID
2844958
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 1996 implantou-se, no Brasil, uma política de crawling peg, caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • Como era o câmbio fixo com “banda cambial” entre 1995 e 1999?

    Também chamado de “câmbio fixo deslizante” ou “crawling peg”, esse regime funcionava da seguinte maneira: o BC estabelecia um limite de alta e a queda do câmbio. Se o valor do dólar estivesse muito alto, além do patamar estabelecido como limite, o BC injetava dólares na economia, fazendo o seu preço baixar. Para isso, eram utilizadas as reservas internacionais em dólar do país.


    http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/06/como-funciona-o-cambio-no-brasil.html

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre crawling peg.

    crawling peg é um sistema cambial no qual a preocupação do Banco Central não é com a taxa nominal, mas, sim, coma taxa real de câmbio (a taxa livre do efeito da inflação). Geralmente, quem utiliza este sistema são países com  altas taxas de inflação (como era o caso do Brasil até pouco tempo atrás). Neste sistema, o governo utiliza a Paridade do Poder de Compra da moeda para manter a taxa real fixa, enquanto a taxa nominal flutua.

    Ou seja, o governo fica mensurando a inflação interna e a externa e fica sempre reajustando a taxa nominal, mas mantendo a taxa real de câmbio constante. Portanto, as desvalorizações da moeda nacional decorrentes da alta inflação são realizadas em curto espaço de tempo (por isso o nome minidesvalorização) e baseada na diferença entre a inflação doméstica e a externa.

    Assim, correta a letra B.

    Agora, vamos às alternativas!

    A) Incorreta. O crawling peg é um sistema que mantém a taxa real de câmbio constante, independente se aprovado por lei ou não.

    B) Correta.

    C) Incorreta. Na verdade, o crawling peg se aproxima mais do câmbio fixo, já que a taxa de câmbio real permanece constante.

    D) Incorreta. Não necessariamente haverá desvalorização com base na inflação interna. O Banco Central irá avaliar tanto a inflação interna quanto a externo e decidir o que fazer a partir daí. Ou seja, podemos ter tanto desvalorização quanto valorização do câmbio, além de levarmos em consideração a inflação externa (e não somente a interna).

    E) Incorreta. O currency board (CB) é uma medida de administração monetária (e não de câmbio). No CB, o Banco Central só pode emitir mais moeda se tiver mais moeda estrangeira em suas reservas internacionais. Não há relação com o crawling peg.


    Gabarito do Professor: Letra B.