SóProvas


ID
2845123
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Pega e lê


    Credita-se a Santo Agostinho, um dos sábios da Igreja Católica, a descoberta de que se podia ler sem enunciar as palavras. Até então, os textos eram murmurados, assim como fazem as crianças recém-alfabetizadas. Autor do que pode ser considerado uma das primeiras autobiografias, Confissões, ele passava por uma das inúmeras crises existenciais que o acometeram durante a juventude quando ouviu uma voz interior que lhe dizia: “Pega e lê”. E ele leu, então, as Cartas de São Paulo que constam do Novo Testamento. Mais de 1600 anos depois que Santo Agostinho “pegou e leu”, milhões de pessoas, apesar dos periódicos atestados de óbito conferidos à literatura e a tudo a ela relacionado, continuam tendo na leitura uma fonte de prazer intelectual e estético, além de um caminho mais seguro para o progresso pessoal e o aperfeiçoamento profissional. Em pleno fulgor da era digital, ler continua essencial e divertido.

(Veja, 18.05.2011)

O objetivo do texto é mostrar que a leitura,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

    No trecho abaixo cita: "apesar" do esquecimento da literatura as pessoas continuam tendo a leitura como prazer intelectual em meio ao mundo moderno.

    "Mais de 1600 anos depois que Santo Agostinho “pegou e leu”, milhões de pessoas, apesar dos periódicos atestados de óbito conferidos à literatura e a tudo a ela relacionado, continuam tendo na leitura uma fonte de prazer intelectual e estético, além de um caminho mais seguro para o progresso pessoal e o aperfeiçoamento profissional".

  • Nas 3 últimas linhas do texto: Mais de 1600 anos depois que Santo Agostinho “pegou e leu”, milhões de pessoas, apesar dos periódicos atestados de óbito conferidos à literatura e a tudo a ela relacionado, continuam tendo na leitura uma fonte de prazer intelectual e estético, além de um caminho mais seguro para o progresso pessoal e o aperfeiçoamento profissional. Em pleno fulgor da era digital, ler continua essencial e divertido.

    Logo, alternativa d) não obstante o desafio de competir com os produtos da era digital, continua integrando com relevância o cotidiano do homem moderno.

  • TEXTO BOM!

  • A: que disputa hoje mercado com os produtos da era digital, tem se saído melhor do que estes para a diversão e o entretenimento das pessoas.(Está errada , pois em momento algum no texto diz que a leitura está se saindo melhor que a era digital ).

    B:conforme previu há mais de 1600 anos Santo Agostinho, deixou de ter sua importância reconhecida pela maioria das pessoas de hoje.( Errada .O texto não fala que Agostinho deixou de ser reconhecido, mas sim ele contribuiu para que as pessoas de dedicassem a leitura

    C:a exemplo do que aconteceu com Santo Agostinho, ao ler as Cartas de São Paulo, é uma prática que se desenvolve como um dom divino.(Errada. Ler não está associado a um dom divino.)

    D: não obstante o desafio de competir com os produtos da era digital, continua integrando com relevância cotidiano do homem moderno.(CORRETA; trecho do texto que comprova": continuam tendo na leitura uma fonte de prazer intelectual e estéticoalém de um caminho mais seguro para o progresso pessoal e o aperfeiçoamento profissionalEm pleno fulgor da era digitaller continua essencial e divertido."

    E:como o comprova o interesse da sociedade pela literatura atualmente, é uma atividade de parca influência na vida profissional das pessoas.o(ERRADA; (parca significa morte, e na alternativa passa a ideia de que a leitura não tem nenhuma influência na vida profissional das pessoas - o texto diz o contrario disso