a) não há custo relevante para implementação de uma VPN, muito menos em infraestrutura. Ex: team viewer
b) IPSEC garante sigilo e integridade, por meio do ESP (confidencialidade + integridade) ou AH (integridade) no modo túnel
c) Certo! dependendo da banda disponível, impacta na qualidade da comunicação
d) Não há necessidade de contrata uma provedor de serviço específico para VPN
e) apenas equipamentos específicos? é possível conectar a uma VPN qualquer dispositivo que tenha suporte.
@concurseirodoti
O uso da VPN (Rede Privada Virtual) é uma necessidade nos dias de hoje para aumentar a segurança na comunicação de dados pela rede de computadores. Comparada com a tecnologia de LP (Linha Privada ou Dedicada), a VPN tem a DESVANTAGEM de
a) ter um custo operacional maior devido à necessidade de suporte de infraestrutura.
A linha privada, por ser privada é segura, entretanto implica em um investimento alto, logo ao utilizar a VPN estaremos implementando um acesso privado através de uma rede pública como a Internet reduzindo custos.
b) ser menos segura na ocorrência de “grampos” na via de comunicação.
Protocolos criptográficos são utilizados para prover segurança na comunicação (PPTP, L2TP-IPSEC e outros muito mais seguros).
c) ocasionar atrasos e desconexões da comunicação.
Pelo fato de passar por computadores intermediários nos tornaremos dependentes da banda destes servidores, no caso das VPNs gratuitas, como os recursos são escassos a probabilidade de atrasos se torna maior que a das VPNs pagas que costumam prover serviços de alta qualidade.
d) exigir a contratação de um provedor de serviços VPN.
O erro aí está em EXIGIR, pois é possível além de contratar, implementar ou usar serviços gratuitos (de menor confiabilidade).
e) realizar a comunicação apenas entre pontos (equipamentos) específicos.
É possível acessar qualquer site/serviço utilizando uma VPN, a vantagem é que o tráfego entre o cliente e o servidor VN será criptogradado e o IP que acessará o serviço será o do servidor que inclusive pode ser de outro país, burlando censuras como streaming do netflix ou youtube.
Att
Renato da Costa