SóProvas


ID
2846587
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A prestigiada revista Science elegeu como um dos principais avanços científicos de 2017 um caso de terapia gênica em crianças portadoras de atrofia muscular espinhal do tipo 1, uma doença genética caracterizada pela atrofia progressiva dos músculos esqueléticos e morte precoce antes dos 2 anos de idade. A doença é causada por um gene defeituoso, que deixa de codificar uma proteína essencial para o funcionamento dos neurônios. No estudo, vírus não patogênicos que continham uma cópia normal do gene em questão foram injetados em quinze crianças doentes. As crianças tratadas sobreviveram além dos 2 anos e apresentaram melhoras na capacidade de movimento.
(Disponível em https://vis.sciencemag.org/.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.

Os vírus injetados nas crianças foram capazes de (i) ________, restaurando a produção (ii) _________, que passaram, então, a controlar adequadamente (iii) _________.

Alternativas
Comentários
  • A terapia gênica é definida por procedimentos envolvendo modificações genéticas em células para tratamento de uma doença. Ela introduz genes funcionais no interior de células, podendo reverter o quadro de alguma doença ou estimular o sistema imunológico. É necessário que um vetor transporte o material genético para conseguir entrar na membrana plasmática. 
    A questão informa que a terapia gênica foi utilizada para tratamento de uma doença que causa atrofia nos músculos, por um gene que não codifica uma proteína para os neurônios. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    Os vírus injetados nas crianças foram capazes de (i) ________, restaurando a produção (ii) _________, que passaram, então, a controlar adequadamente (iii) _________.
    a) (i) não introduzem nas células tronco a cópia normal do gene; (ii) não são dos neurônios; (iii) apenas os músculos. Incorreta.
    b) (i) os vírus não removem a cópia defeituosa, (ii) não produzem hormônios. e (iii) controlam os músculos. Incorreta.
    c) (i) atingir a medula espinhal e introduzir nos neurônios a cópia normal do gene; (ii) da proteína essencial à função dos neurônios da medula; (iii) os músculos. Correta.
    d) (i) não induzem a produção de linfócitos do sangue; (ii) não são produzidos anticorpos contra o vírus; (iii) os músculos. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.
  • o vírus não patogênico irá implantar nas células do sistema nervoso(neurônios)o gene que codifica a proteína responsável pelo movimento adequado dos músculos.

  • O vírus é um microrganismo capaz de se alojar nas células humanas e de passar informações presentes no seu material genético para nossas células, utilizando nosso maquinário celular para replicação de seu material genético. No caso da questão mencionada, os vírus não são patogênicos, ou seja, não causam prejuízos para o corpo humano, dessa forma, eles são injetados a fim de que passem para as células tronco das crianças as informações para codificação e produção da proteína necessária para o funcionamento dos neurônios.