SóProvas


ID
2846659
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os estudiosos muçulmanos adaptaram a herança recebida dos povos arabizados. Entre os domínios conquistados pelos muçulmanos estavam a Mesopotâmia e o antigo Egito, civilizações que desde cedo observaram os fenômenos astronômicos. O estudo dos fenômenos naturais no Crescente Fértil possibilitou a agricultura e perdurou por milênios. Nas costas do Mar Egeu, na região da Jônia, surgiram no século VI a.C. as primeiras explicações dos fenômenos naturais desvinculadas dos desígnios divinos. E as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro. Além disso, houve trocas científicas e culturais com os indianos. O império árabe-islâmico foi, a partir do século VII, o herdeiro desse legado científico multicultural, ao qual os estudiosos muçulmanos deram seus aportes ao longo da Idade Média.

(Adaptado de Beatriz Bissio, O mundo falava árabe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 200-201.)

Considerando o texto acima sobre o Islã Medieval e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O império árabe-islâmico introduziu os algarismos hindus, depois chamados arábicos, que constituem a base dos utilizados por nós hoje. Na filosofia sobressai a figura de Averróis (1126-1198) e Córdoba , que traduziu as obras de Aristóteles para o árabe.

    Fonte: História geral e do Brasil. José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti Editora Ática. 11° edição. 2° impressão. Unidade V - Capítulo 27.

  • QUANDO SE FALA EM IMPÉRIO HISLAMICO É ESSENCIAL LEMBRAR NA SUA RIQUEZA DE CONHECIMENTOS, ELES GUARDARAM BOA PARTE DA HISTORIA Q N FOI VALORIZADA NA IDADE MEDDIA