SóProvas


ID
2847085
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Numa organização pública de grande porte, foi criado um plano de arquivo com três diferentes acervos documentais, classificados segundo seus estágios de evolução. Foi demandado a um assistente administrativo que arquivasse a documentação de pessoal, dos dez últimos anos da empresa, que ainda poderá ser consultada de modo esporádico.


Ele inseriu corretamente os documentos no arquivo

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    O ciclo de vida dos documentos arquivísticos é tratado pela teoria das três idades. Seu objetivo é classificar os estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição (corrente, intermediária e permanente).

     

    Arquivo de Primeira Idade ou Corrente: “constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou em repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso”.

     

    Arquivo de Segunda Idade ou Intermediário: “constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios”.

     

    Arquivo de Terceira Idade ou Permanente: “constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e a sua evolução. Estes são os arquivos históricos propriamente ditos, pois é nessa fase que os documentos são arquivados de forma definitiva”.

     

    Arquivologia facilitada / Leonardo Reis e João Santos. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2013

  • Tabela temporalidade (cai muito)
    corrente= 1 ano
    centrais = 5 a 10 anos(aqui é uma extensão dos arquivos correntes)
    intemediario = 20 anos
    permanente = 25 a 30 anos


     a questao fala de modo esporádico ou seja  intermediario ou segunda idade.

  • GABARITO C

     

    Lembrando que os arquivos que passam da fase corrente para a intermediária quando não são mais frequentemente consultados pela organização. Após a fase intermediária, os arquivos seguem dois destinos: ou são eliminados ou irão para o arquivo permanente (arquivos que possuem valor histórico).

     

    Os arquivos classificados como permanentes, em regra, não poderão ser posteriormente eliminados.

  • As citações chaves para resposta foram: PODERÃO SER CONSULTADOS ESPORADICAMENTE.

    CARATERÍSTICA DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO.

  • Definição de esporádico: que ocorre com frequência.

  • Gabarito: C

    Consulta de forma esporádica é no arquivo intermediário!

  • Ocorre poucas vezes e em alguns casos apenas.

    Ex: "Foram encontrados exemplos esporádicos do uso dessa palavra"

    Sinônimos de Esporádico

    raro, acidental, casual, incerto, fortuito

  • GABARITO: LETRA C

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • consultar de forma esporádica: arquivo intermediário/segunda idade