ESTOQUE CÍCLICO = varia diretamente com o tamanho do lote.
ESTOQUE DE SEGURANÇA = manter níveis de estoque suficientes para evitar faltas diante da incerteza.
ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO = antecipação para atender demandas futuras.
ESTOQUE DE REPOSIÇÃO = peças e componentes destinados à reposição em máquinas e equipamentos, quando danificadas ou atingirem sua vida útil.
ESTOQUE DE CANAL = estoque em trânsito.
o campeiro
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de estoques. Neste caso, indiquemos qual das alternativas remete corretamente ao estoque descrito no enunciado.
A - correta. De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009), o estoque de ciclo consiste na acumulação dos mais diferentes itens, visto que não é possível produzir todos os itens necessários ao mesmo tempo, este tipo de estoque serve para manter o estoque do produto até o próximo ciclo de produção dele. Para Krajewski, Ritzman e Malhotra (2009), é quando tamanho do lote varia diretamente com a porção total do estoque.
B - incorreta. O que é o estoque de segurança? Objetivamente falando, é um estoque adicional que visa atender a demanda da organização diante de situações imprevistas. São exemplos de situações imprevisíveis ao gestor de materiais: aumento da demanda do item, atrasos no tempo de reposição, cancelamento do pedido etc.
C - incorreta. O estoque de antecipação é criado com o objetivo de nivelar a diferença entre ritmo de produção e a demanda quando, as diferenças são grandes e previsíveis.
D - incorreta. O estoque de reposição é aquele que integra programas de manutenção, preditivo ou preventivo, fornecendo os materiais, necessários para reposição de máquinas e equipamentos.
E - incorreta. Estoques em trânsito: são todos os produtos que estão sendo transferidos de uma unidade fabril para outra e ainda não chegaram ao seu destino final. Normalmente, são transferências na mesma empresa.
Concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J.; GALMAN, Roberto. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.