SóProvas


ID
2847193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um sistema operacional pode ser descrito como um software de sistema que gerencia os recursos de hardware e software do computador, fornecendo uma gama de serviços para os programas que nele são executados. Alguns serviços fornecidos podem ser construídos com estratégias de cache.


Um exemplo típico do uso de cache é

Alternativas
Comentários
  • Cache de memória é uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM.

    A memória cache, é uma memória mais rapida que possibilita com que o processador se comunique mais rápido com a memória RAM e armazenando os dados mais uzados na maquina, fazendo assim um trabalho mais rápido da maquina, logo no recem lançamento do 386, começaram a surgir pequenas quantidades de memória cache, a partir dos 486 todos os processadores passaram a ter essa memória, sendo então embutira no processador, sendo chamada assim de memória cache interna, ou simplesmente como L1.

    Ja quando falamos de memória cache, geralmente estamosnos referindo a memória cache externa, encontrada na placa-mãe do micro, sendo assim, chamada de memória cache L2.

  • D) manter uma memória virtual MAIOR que a memória real disponível em RAM ????


    Não entendi.

  • "A memória cache é uma memória intermediária, situada logicamente entre o processador e a memória RAM. Sua finalidade é reter os blocos de instruções mais utilizados próximo ao processador, diminuindo a necessidade de acesso à memória RAM. Fisicamente, ela pode ficar dentro ou fora do processador, a depender de seu tipo.


    [...]


    O princípio de funcionamento das memórias cache é elementar: quando a CPU precisa de uma informação na memória, primeiro ele acessa a memória L1; caso não encontre, ele busca a L2 e assim sucessivamente; caso a informação não esteja em cache algum, aí sim ele vai buscar a informação na memória RAM".


    FONTE: MATERIAL ESTRATÉGIA.

  • Sr. Madruga, ele só pediu um exemplo de uso de memória cache e não o uso correto da memória cache entendeu ? Claro que a memória virtual é melhor que seja MENOR que a memoria ram. Abraços

  • Eu diria que o examinador não foi totalmente preciso não. Ele confundiu um pouco os termos. Mas ok. Dava para resolver eliminando as outras.


    Ae vai uma explicação melhor: (as dos colegas foram boas, mas a questão não era sobre isto)


    Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.

  • Sinceramente, não entendi o que a alternativa D quis dizer... se alguém puder me esclarecer eu agradeceria!

  • O professor Ricardo Beck ensina que memória virtual é um "empréstimo" da memória do HD para fingir ser memoria RAM, só que o HD é lento, logo a execução dos programas abertos no computado fica lenta. Esse processo da memória virtual ocorre quando o computador tem pouca memória RAM (2gb por exemplo) que tem por finalidade executar os arquivos do PC.


    Ensina também que a memória cache tem haver com "cópia", ela está dentro do processador (e não do HD) e tem sincronia com a memória RAM, sendo uma memória estática. A memória cachê tem por finalidade aumentar a VELOCIDADE de processamento.


    A alternativa D traz como um exemplo tipico de uso da memoria cachê "manter uma memória virtual maior que a memória real disponível em RAM". POREM, a memória cachê não faz parte do HD e sim do processador, a memória cachê traz velocidade e a memória virtual traz lentidão.


    Dessa forma, eu não entendo o motivo da alternativa D ser considerada como correta.

  • Cache é um recurso que permite aos navegadores de Internet armazenar páginas visitadas com freqüência. Cada site visitado é guardado no cache do navegador, como um arquivo temporário, para que, na próxima visita, a página seja visualizada mais rapidamente.

  • A memória   cache   é um tipo de memória ultra rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente. O cache passou a ser utilizado a partir dos micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM.

  • Cache não cria memória virtual, ela É uma memória FÍSICA de alto desempenho.

    Memória virtual é um espaço do HD que simula uma memória física. Questão não tem alternativa correta

  • Usando conceitos totalmente errados.

    Meu Deu, a CESGRANRIO é muito pior que a Quadrix. Por essa eu não esperava...

  • Gab. D - manter uma memória virtual maior que a memória real disponível em RAM.

  • interpretação, o enunciado fala em estratégia cache e não da memória em si.

  • Vi muitas explicações sobre memória CACHE dos amigos, mas a questão fala sobre memória virtual.

    Quando a memória RAM não comporta o programa a ser executado (programa mais pesado que o espaço disponível na RAM), a MEMORIA CACHE usa parte da memória do HD para fazer uma memória virtual (TEMPORÁRIA) e complementar o que faltou na RAM para executar tal programa.

  • Mas a memória virtual fica no HD... indiquei a questão para comentário.

  • Sem coerência, sem lógica, sem nexo (a questão não traz relação nenhuma com a alternativa D)

  • Essa eu não sabia....

    Posso considerar que a memória cache é uma memória virtual então?

  • Puts que loucura!!!

    Em minha opnião, a alternativa seria letra A.

    É necessário entender que a memória virtual é uma abstração de memória baseada em memória secundária. Quando o sistema precisar de mais memória RAM para execução dos processos em andamento, o Windows faz a paginação da memória, isto é, a partir do HD cria memória virtual que em, em partes, é "maior que a memória real disponível de RAM".

    A memória CACHE por outro lado, está associada à instrução. Ela armazena as principais instruções para facilitar a iniciação e execução dos processos mais realizados pela CPU e, portanto, poderia, em partes, "escolher qual processo da fila de processos a ser executado em um processador".

    Contudo, entretanto, todavia, este é meu entendimento.

    Por sua vez, encontrei este artigo que talvez relacione Memória virtual e Cache e, então, poderia existir sim uma doutrina ou conhecimento técnico que defenda tal gabarito! Precisamos de um profissional aqui!

    https://mixmisturado.com/diferenca-entre-memoria-virtual-e-cache/#:~:text=Mem%C3%B3ria%20virtual%20%C3%A9%20uma%20abstra%C3%A7%C3%A3o,dados%20sempre%20que%20for%20necess%C3%A1rio.

  • A MEMORIA VIRTUAL ´E COMO SE FOSSE UM DEPOSITO RESERVA VAZIO PRONTO PRA RECEBER AS CARGAS QUE NAO CAOUBE NOS DEPOSITOS PRINCIPAIS

  • "Maior que a memória RAM" de onde que eles tiraram isso?