- 
                                GABARITO: LETRA A   ? Houve intensos debates durante a campanha.   ? Verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, logo, a alternativa "a" está completamente correta. Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3   FORÇA, GUERREIROS(AS)!!    
- 
                                Em relação à alternativa "E"   As eleições foram há dois dias. Estamos a dois dias das eleições.   Regra: Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.   Fonte:  
- 
                                Segundo a norma culta da Língua Portuguesa, o verbo destacado foi usado de acordo com as regras de concordância verbal em:                     Exemplo: Há dez anos, o país esteve (passado) em melhor situação.   
- 
                                "A"futuro "Há' passado 
- 
                                Qual o erro da letra  E ? alguem pode me explicar ?!   obrigada 
- 
                                Ana Paula, dê uma olhadinha no comentário do Enio gabriel. 
- 
                                Assertiva A Houve intensos debates durante a campanha. 
- 
                                Me dissertem as outras questões, não entendi essa flexibilização do verbo haver na letra A, não poderia ser 'Há intensos..." ?? 
- 
                                Ana Paula, a letra E está errada pois o certo seria "a" e não "há" pois há é usado para tempo passado, o "a" para indicação de ação futura. 
- 
                                Lembrando que os verbos haver e ter no sentido de existir e fazer no sentido de temperatura ou tempo decorrido são impessoais e portanto, permanecem em 3 pessoa do singular. Mas o verbo existir não é verbo impessoal. Ex: Houve provas no fim de semana. Teve provas o fim de semana. Existirão provas no fim de semana. Por isso, a letra D deveria ser "devem existir" 
- 
                                a) Houve intensos debates... (Correto) b) Sempre houve eleitores... c) Faz duas semanas... d) Devem existir muitos eleitores... (Existir não é impessoal. No caso, o auxiliar deve ir para o plural). e) Daqui a dez anos...   
- 
                                Matei algumas das alternativas que HÁ se refere a passado. Verbo não promove ação ! 
- 
                                Porque não é - Houveram intensos debates durante a campanha. ? Fazem é Faz na alternativa C porque? 
- 
                                ''Há'' errado porque estará está indicando tempo futuro 
- 
                                letra C - Faz com sentido de tempo decorrido não flexiona letra E - "há" indica passado, correto seria "a" que indica futuro. 
- 
                                Analisemos letra a letra:   Letra A - CERTA - O verbo HAVER foi empregado no sentido de EXISTIR. Trata-se de um verbo impessoal - não possui sujeito e é flexionado na 3a pessoa do singular.   Letra B - ERRADA - Deve-se empregar a forma singular "houve", haja vista que temos um verbo impessoal - o verbo HAVER foi empregado no sentido de EXISTIR.    Letra C - ERRADA - Deve-se empregar a forma singular "Faz", haja vista que temos um verbo impessoal - o verbo FAZER indica TEMPO DECORRIDO, PASSADO.   Letra D  - ERRADA - Deve-se empregar a forma "Devem existir", para que haja concordância com o sujeito de núcleo plural  "muitos eleitores em dúvida". Lembremo-nos de que o verbo EXISTIR sempre possuirá sujeito.   Letra E - ERRADA - Devemos empregar a construção "Daqui a dez anos". O emprego de "há" se justificaria se tivéssemos a ideia de tempo passado, mas note que os dez anos estão por vir.      
- 
                                O verbo "Haver" no sentido de ocorrer, acontecer e existir é impessoal, ou seja, não deverá ser flexionado, ficará só e somente no singular.    A > Houve (sentido de ocorrer) intensos debates durante a campanha. Correta, pois o verbo haver permaneceu no singular.    B > Sempre houveram (sentido de existir) eleitores descontentes com a situação do país. Errado, porque estava no sentido de existir, e deveria ficar no singular.    C > Fazem (faz) duas semanas que a campanha eleitoral começou. Errado.   D > Deve (devem) existir muitos eleitores em dúvida. Errado.   Há se refere ao passado, pode ser usado no sentido de "tem". "A" é um artigo, e se refere ao futuro. Daqui há (a) "pois está se referindo ao futuro" dez anos, o país estará em melhor situação. Errado. 
- 
                                Houve intensos debates durante a campanha - correta   
- 
                                Juliano, o "faz" da oração esta concordando com tempo. havia está compreendendo o verbo.  
- 
                                D) Em regra, nas locuções verbais (verbo auxiliar + verbo principal), o verbo auxiliar se flexiona e o principal fica invariável, no singular. Logo, a forma adequada seria "DEVEM existir" e não "DEVE". Incorreta DICA IMPORTANTE: o verbo "haver", com sentido de "existir", “CONTAMINA” a concordância do verbo auxiliar, fazendo-o ficar impessoal também, ou seja, não é o caso dessa frase, mas observe o exemplo abaixo para não erra na hora da prova. Ex. [DEVE haver] livros raros nessa biblioteca. (O verbo "haver" CONTAMINA o auxiliar que fica no singular).  Ex. [DEVEM existir] livros raros nessa biblioteca. (O verbo "existir" não CONTAMINA o auxiliar que varia normalmente). E) Aqui temos uma ideia de futuro e, portanto, não devemos usar o verbo "haver" (ideia de tempo decorrido), mas sim o "a" (Ex. Daqui A dez anos, o país estará em melhor situação). Incorreta.   Prof Adriana 
- 
                                O verbo Haver, no sentido de existir, é impessoal e deve ser conjugado apenas na 3º pessoa do singular e não tem sujeito. O Verbo Fazer, no sentido de tempo transcorrido é impessoal e deve ser conjugado apenas na 3º pessoa do singular e não tem sujeito.  
- 
                                Em relação à alternativa "E" As eleições foram há dois dias. Estamos a dois dias das eleições. Regra: Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro  repostando so para deixa salvo 
- 
                                Verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, logo,