SóProvas


ID
2847415
Banca
FCC
Órgão
SP Parcerias
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Das medidas econômicas adotadas no Brasil, ao longo dos anos 90, e de suas relações com os preceitos do denominado “Consenso de Washington”, podemos destacar

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A



    (...) A adesão brasileira ao Consenso de Washington se inicia na década de 90 com a gestão do então presidente Fernando Collor de Melo através da abertura ao mercado externo. 


    Collor elaborou um programa de redução das barreiras tarifárias nas importações brasileiras que de uma só vez beneficiou 1.200 itens sem se preocupar em ter como moeda de troca um incremento às exportações nacionais. 


    Tal iniciativa de caráter unilateral, apesar do alto preço pago por alguns segmentos econômicos, com destaque para o têxtil que somente na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, quebrou 70% das indústrias de tecelagem, ajudou o país a conquistar um lugar de destaque no cenário internacional o que, de certa forma, foi benéfico para a economia brasileira. 


    Sua visão de abertura mercadológica fez com que se comprometesse a realizar em três anos um ambicioso projeto de integração econômica com parceiros do Cone Sul que se iniciou com José Sarney e Raul Alfonsín e cujo prazo original seria dez anos. 


    Entretanto o impeachment de Fernando Collor de Mello acabou por comprometer o total alinhamento do Brasil ao Consenso de Washington. (...)



    Fonte: https://operamundi.uol.com.br/opiniao/17052/o-consenso-de-washington

  • Questão de Economia Brasileira, tratando do contexto da década de 90 e as orientações neoliberais do chamado "Consenso de Washington".

    Vamos direto ao ponto, verificar os erros e acertos das alternativas:

    A) CERTA. Uma das orientações do "Consenso de Washington" (de 1989) para os países em desenvolvimento era, justamente, a promoção de abertura comercial. Collor, prontamente, atendeu as exigências estrangeiras e adotou, já no início do governo em 1990, a PICE (Política Industrial e de Comércio Exterior), promovendo ampla e generalizada liberalização comercial.

    B) ERRADA. O PROER foi um programa para "salvar" os bancos brasileiros que estavam em difícil situação após o fim das altas taxas inflacionárias, já que ganhavam com a inflação. Foi um movimento de intervenção do Estado, uma vez que dinheiro público foi repassado a esses agentes privados. Ademais, esse programa foi adotado no governo FHC em novembro de 1995.

    C) ERRADA. Após um longo período de difícil administração do câmbio sobrevalorizado, em janeiro de 1999, o câmbio passou a flutuar no Brasil (flutuação suja) e, portanto, o regime de bandas cambiais - vigente de 1995 a 1999 - foi abandonado e não alargado. Ademais, o "Consenso de Washington" não propunha, necessariamente, maxidesvalorizações cambiais.

    D) ERRADA. No mesmo contexto do PROER, o PROES propunha aos estados o financiamento da totalidade da dívida, pelo governo federal, caso deixassem de ter o controle dos bancos estaduais ou os liquidassem. Embora, essa redução do papel do Estado na economia esteja alinhada aos preceitos do "Consenso", não há, necessariamente, flexibilização das relações de trabalho nessa medida ou nos preceitos do "Consenso".

    E) ERRADA. Não havia preceito da "equidade distributiva" no "Consenso de Washington".


    Gabarito do Professor: Letra A.