SóProvas


ID
2847421
Banca
FCC
Órgão
SP Parcerias
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Há uma corrente dentro do pensamento econômico brasileiro que afirma que, a partir da orientação econômica liberalizante assumida pelos gestores de nossa política econômica, nos anos 90 e início do século XXI , o país abandonou a ideia de uma política industrial, outrora presente. Nesse contexto,

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E


    Na apreciação que faz sobre a racionalidade vigente em meados da década de 1990, durante o governo FHC, acerca do tema política industrial, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), afirmava que:


    A ideia de que é necessária uma ação do governo na formulação e na implementação de uma Política de Desenvolvimento Industrial foi substituída pela convicção de que bastaria estabelecer um ambiente macroeconômico favorável para que as forças autônomas do mercado se encarregassem de transformar nosso país em importante base de produção industrial do mundo. Com tal convicção evitou-se formular uma política ativa de Desenvolvimento Industrial e estruturar a capacidade do governo de implementar aquilo que, por princípio, não deveria existir. (INSTITUTO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, 1998a). 



    Fonte: (PDF) CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLÍTICA INDUSTRIAL NO BRASIL ENTRE 1995 E 2010. Available from: https://www.researchgate.net/publication/324900824_CONSIDERACOES_SOBRE_A_POLITICA_INDUSTRIAL_NO_BRASIL_ENTRE_1995_E_2010 [accessed Dec 20 2018].