SóProvas


ID
2847601
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


O apego ao soneto clássico e o gosto pelo vocábulo prolixo aproximam a poesia de Cruz e Sousa do parnasianismo e a afastam da vertente tipicamente simbolista, que buscava, em uma atmosfera nebulosa, alcançar o inefável e expandir as fronteiras das palavras até o indefinível.

Alternativas
Comentários
  • Cruz e Souza foi um poeta simbolista brasileiro. Ele foi o precursor do movimento simbolista no Brasil com a publicação de suas obras “Missal” (prosa) e “Broquéis” (poesia) em 1893.

    É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira número 15. Ao lado de Alphonsus de Guimaraens, ele é um dos mais importantes poetas do movimento no país.


    A obra de Cruz e Souza é marcada pela musicalidade, subjetivismo, individualismo, pessimismo, misticismo e espiritualidade.

    Tal qual as obras de outros poetas simbolistas, seus escritos estão repletos de figuras de linguagem: metáfora, aliteração, sinestesia, etc.

    Dentre os temas mais abordados pelo autor estão o amor, o sofrimento, a sensualidade, a morte, a religião, além de temas associados ao abolicionismo.

    Curioso notar que em suas obras e escritos, podemos constatar sua obsessão e predileção pela cor branca.


    Fonte:https://www.todamateria.com.br/cruz-e-souza/


    Gabarito E


  • A afirmação está ERRADA.

  • Cruz e Souza pertence ao Simbolismo e não ao Parnasianismo, como a questão afirma.

    .

    Ressalta-se que a característica apresentada no item "apego ao soneto clássico e o gosto pelo vocábulo prolixo" é típica do Parnasianismo.

    Gabarito: Errado