-
WAT? Insubstituível? Ah sim.. como se galera não procurasse filmes ou séries em substituição a livros.. (mimimi meu pq nao entendi a pergunta mesmo!)
-
Refletir fielmente??? A realidade em sua unidade contraditória??... na boa, essa eu passo...
-
Esse é o tipo de questão que nos deixa com raiva.
-
Diferente do que afirma a questão, a literatura não reflete fielmente a realidade, visto que a linguagem literária é calcada na ficção e é rica em figuras de linguagem. A linguagem literária é tida como conotativa, ou seja, é uma linguagem que transfigura o real, diferente da linguagem denotativa, comum em textos jornalísticos, por exemplo, os quais buscam retratar com fidelidade os fatos noticiados. A questão, portanto, está errada, não refletindo, pois, o gabarito.
-
A linguagem literária não reflete fielmente a realidade. Há muitas vezes a verossimilhança entre a ficção e a realidade.
-
Literatura não tenha uma finalidade prática imediata??? Entretenimento? Informação? Relatar fatos históricos? Para que??? Aff que questão péssima!
-
É fato que a literatura não tem finalidade prática imediata, pois ela não é utilitária, como é a notícia, por exemplo. É fato também que o homem reflete na literatura aquilo que permeia a sua vida em um dado momento histórico, por isso a função insubstituível de refletir a realidade.
Rafaela Freitas
Gabarito: CERTO
-
Lamentável a tentativa da banca de colocar o conceito de literatura em uma caixinha de maneira tão restrita. Nessa eu discordo inclusive do colega Marco, que acaba só fazendo o processo reverso.
Literatura pode ter uma finalidade imediata, como pode não ter. Pode ser uma autobiografia contada em primeiro pessoa contando casos reais, por tanto representando fielmente a realidade (ou, pelo menos, tentando), mas também pode ser altamente fantasiosa. Ou seja, literatura é plural, múltipla, não provém de uma simples unicidade estética.
-
Se esta questão esta correta, o examinador fumou algo de estranho, a própria estória da literatura nos vem trazendo as informações e todas as nuances e mudanças da literatura; PORTUGUESA , BRASILEIRA, ESPANHOLA ETC.. que o modernismo nos traz algo de novo, e que ela não se resume apenas a conotações ,mas existem textos e momentos que exprime a realidade, não só o subjetivismo. log e estranho a banca considerar esse gabarito e pior, mantê-lo.. jogou tudo aquilo que estudamos no lixo... não se sabe em quem acreditar...numa banca que quer derrubar o candidato a ferro e fogo ou na estória da literatura em si..