Primeiramente, analisaremos como ocorre esse fenômeno. Com o aumento de emissão de CO2 na atmosfera terrestre, os oceanos absorvem uma quantidade maior desse gás, gerando assim um acúmulo de carbono, reagindo com outros compostos químicos da água do mar. As moléculas de água (H2O) do oceano reagem com o dióxido de carbono (CO2) vindo da atmosfera terrestre, formando o ácido carbônico (H2CO3) que se dissocia, formando íon carbonato e H+. Quanto maior for o dióxido de carbono absorvido pelos oceanos, mais quantidade de íons H+ serão formados, provocando assim um meio mais ácido. Essa acidificação diminui o pH, dificultando a formação de carbonato de cálcio (CaCO3), pois a grande quantidade de íon carbonato reage com o H+, tornando os recifes de corais extremamente ácidos. (Carmouze, J. O metabolismo dos ecossistemas aquáticos, 1994)
O dióxido de carbono dissolvido no oceano:
A - não gera íon cálcio, e sim carbonato, e a acidificação diminui os recifes.
B - na acidificação, o dióxido de carbono não participa do processo fotossintético de organismos vegetais, e as reações de água + CO2 não liberam oxigênio.
C - essa opção descreve corretamente parte do processo, mas como a questão pede a alternativa que explique o fenômeno acidificação, não estaria correta por apresentar apenas uma parte do que ocorre.
D - novamente, o dióxido de carbono absorvido na acidificação não faz parte de processo fotossintético, e os recifes de corais não são aumentados.
E - essa opção demonstra a correta reação e a diminuição dos recifes de corais (corroídos) pela acidificação dos oceanos.
DICA: observe atentamente ao que a questão pede. Como duas opções (C e E) descreveram corretamente o processo de acidificação, precisamos estar atentos ao enunciado, e encontrar a que possui a resposta com a explicação do fenômeno acidificação.
Gabarito do professor: E