SóProvas


ID
2848378
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e no seu destino antes e depois da queda.

CASAGRANDE, C., A mulher sob custódia, in: História das Mulheres, Lisboa: Afrontamento, 1993, v. 2, p. 122‐123.


O excerto refere‐se à apreensão de determinadas passagens bíblicas pela cristandade medieval, especificamente em relação à condição das mulheres na sociedade feudal. A esse respeito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O discurso religioso foi importante, no contexto do catolicismo medieval, para justificar diversos componentes da ordem social estabelecida (como a própria divisão em três estados, encimada pelo clero); no texto, enfatiza- -se a referência a Adão e Eva como raiz para a condição de inferioridade feminina.

    créditos: Etapa

  • A justificativa de que as mulheres deveriam ser submissa ao homem não girava apenas em torno do fato de se ter nascido mulher, mas sim pelas referências religiosas interpretadas e estabelecidas pelo clero.