-
seculo 17 - lei dos cercamentos ingleses faz com que os camponeses, sem terras, se desloquem para as cidades em busca de uma vida melhor e assim uma mao de obra barata (classe operaria)
somando-se a isso o comercio internacional aumenta o capital burgues, burgueses ricos investem em maquinas para aumentar os lucros e assim surge uma revolução industrial.
-
qual o erro da D
-
-
João, repare no verbo no início da assertiva "resultou da supressão de leis protecionistas..."
Na verdade, foi uma consequência da Rev Industrial e não a sua causa!
Além disso, o fim do tráfico negreiro foi, somente, na 2°rev industrial, basta lembrar da Lei Eusébio de Queirós de 1850, já na 2° Rev...
-
Eu estava em dúvida com relação a letra B e a letra E, podem me explicar pq a letra E está errada?
-
A letra A estava maravilhosa se n fosse "mão de obra especializada "
-
Acho que afirmar que a Revolução Industrial "se originou" desses fatores é algo bem forte...
Em realidade, foram fatores que contribuíram pra que valesse a pena o novo método produtivo, já que havia uma vasta mão-de-obra de baixo custo. O que, de fato, deu origem à Revolução e permitiu tudo isso foi o acúmulo de capital, bem como a prevalência sobre os demais Estados europeus, por motivos como: Tratado de Methuen, Atos de Navegação, acúmulo de capital na Inglaterra, preocupação dos demais Estados com guerras, custos da Corte e forte dependência colonial etc.
Acredito que a letra A seria o melhor gabarito. Falar em "mão de obra especializada" não anula a alternativa, já que realmente havia o método fordista de divisão e especialização do trabalho.
-
Concordo com o pensamento do fuleragem
-
Sara, é possível encontrar o erro logo na primeira linha : o movimento iluminista era restrito a classe dominante, visto que o resto estava tentando sobreviver e não ficar estudando teorias