SóProvas


ID
2848702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional de uma entidade pública que comporta departamentos de gestão de pessoas, gestão financeira, gestão orçamentária, comunicação institucional e manutenção predial é um exemplo de departamentalização

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. A divisão do trabalho faz com que a organização se departamentalize de acordo com o critério de semelhança de funções, em atividades agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças. 


    Vantagens da departamentalização funcional

    a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

    b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

    d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

    f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo

    g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

     


    Desvantagens da departamentalização funcional

    a. Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.

    b. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    c. Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.

    d. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.

    (CHIAVENATO, 2014).

     



     

  • Tipos de Departamentalização 1-Função

    Essa é a organização que cria departamentos formados por pessoas que possuem habilidade e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro de um processo de trabalho, ou seja, são especialistas em uma determinada função.

    2- Produto ou Serviço

    Essa é de acordo com as atividades que estão ligadas a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Esse tipo agrupa seus colaboradores dentro de áreas específicas. Nesse caso, o foco é o tipo de produto oferecido pela empresa.

    3- Territorial

    Onde a divisão é feita de acordo com os locais em que a empresa atua. Muitas empresas hoje possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Aqui o foco é prestar atenção nas características de cada região.

    4-Cliente

    Esse tipo de departamentalização é usado principalmente no grupamento de atividades de vendas ou serviços, ou seja, é quando uma empresa conhece muito bem os seus clientes e se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público. Ex.: Dpto. Infantil, Feminino e Masculino.

    5-Processo ou Equipamento

    Como o próprio nome já diz é o agrupamento de atividades centralizadas nos processos de produção ou equipamento. Esse tipo é comumente encontrado em produção. As atividades de uma fábrica podem ser agrupadas em perfuração, soldagem, montagem etc., cada qual em seu departamento.

    6-Projeto

    Aqui os colaboradores receberão atribuições temporárias dentro de projetos, que possui início, meio e fim. Dessa forma, as funções só passam a existir enquanto o projeto existir.

    7-Matriz

    Semelhante a de projeto, porém com uma exceção principal, aqui o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia.

    8-Mista

    Esse é o tipo mais frequente, cada empresa tem a estrutura que mais se adequa à sua realidade organizacional.

    Depois de falar sobre cada tipo de departamentalização é válido dizer que não há um tipo certo ou errado e que sempre vai funcionar, o mais importante é entender a realidade da sua empresa.

  • gab. D 

    departamentalização por função.

  • Pelo enunciado percebe-se claramente a divisão lógica com a FUNÇÃO ESPECIALIZADA.

    - Departamentos de gestão de pessoas,

    - gestão financeira,

    - gestão orçamentária,

    -comunicação institucional e manutenção predial 

    GAB-D

  • Gabarito: D

    Funcional: As atividade são agrupadas de acordo com as funções da empresa. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e de orçamentos.

  • É um modelo antigo, defendido por Frederick Taylor, estudioso da Administração científica, do início do século XX. Constitui o agrupamento de atividades de acordo com as habilidades, conhecimentos e recursos similares, cuja ênfase está na especialização.

    (Adm. Geral e Pública. Elisabete de Abreu, 3ª ed, pág. 463)

  • É um modelo antigo, defendido por Frederick Taylor, estudioso da Administração científica, do início do século XX. Constitui o agrupamento de atividades de acordo com as habilidades, conhecimentos e recursos similares, cuja ênfase está na especialização.

    (Adm. Geral e Pública. Elisabete de Abreu, 3ª ed, pág. 463)

  • GABARITO: LETRA D

    Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtosSeu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

     

    FONTE: Prof. Heron Lemos

  • Gabarito D

    Departamentalização funcional

    As atividades são agrupadas de acordo com as diversas funções especializadas que são realizadas dentro da empresa/ órgãos/entidades públicas, etc.

    As atividades “semelhantes/similares” são agrupadas em áreas (departamentos) especializadas.

    Fonte: Stefan Fantini/ Administração Geral