Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos de administração pública. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém uma característica da Administração Pública Gerencial.
A - correta. aumentar a qualidade dos serviços públicos.
O modelo de Administração Pública Gerencial orienta-se para o cidadão e para a obtenção de resultados, pressupondo que os políticos e funcionários públicos são merecedores de graus limitados de confiança, serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação. É o primeiro modelo que tem o cidadão como objetivo de atendimento, que busca apresenta mecanismos para aumento da produtividade, máxima eficiência (fazer mais com menos) e com mecanismos de controle/prestação de contas dos agentes públicos.
B - incorreta. combater o nepotismo patrimonialista.
Por mais que possa soar estranho dizer que o modelo gerencial não possui a função de combater disfunções do modelo patrimonial, isso se dá pelo seguinte raciocínio:
- Administração Patrimonial plena
- Burocracia vem para interromper a farra que era o modelo patrimonial
- Gerencialismo vem para combater as disfunções da burocracia
É claro que na prática, o que deve acontecer é: o modelo e vigor deve combater as disfunções dos seus antecessores, tanto o imediato como os mais distantes na linha do tempo. Ainda hoje vemos práticas tipificadas como nepotismo, e elas não podem ser ignoradas pelo modelo gerencial.
A Administração Burocrática surge na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista. Constitui-se por princípios orientadores do desenvolvimento à profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.
C - incorreta. O estabelecimento da impessoalidade como um princípio nas atividades da administração pública surge na administração burocrática.
D - incorreta. Entre os objetivos do gerencialismo, vemos a busca pela desburocratização dos serviços públicos. Isso pode ser observado coma digitalização de vários serviços públicos, prestados, hoje, via internet.
Após verificarmos as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020