-
GABA a)
Lembrando que a taxa marginal de substituição técnica (TmgST)
é constante, NÃO depende do preço do bem ou da renda do consumidor.
-
Letra a.
A linha de isocusto mostra todas as combinações de insumos que podem ser adquiridos com um determinado custo total.
A combinação perfeita de produção deve satisfazer duas condições:
-> Está sobre a linha de isocusto;
->Fornecer ao produtor sua combinação perfeita de insumos.
Nesse ponto, a inclinação da linha de isocusto será igual a TMST.
-
Dada uma linha da isocustos qualquer, uma firma atinge o seu equilíbrio quando a linha de isocustos tangencia a isoquanta mais alta possível (maior produção).
Quando isso ocorrer, a inclinação da linha de isoquanta vai se igualar a linha de isocustos.
Lembrando que a inclinação da linha de isoquanta é denominada Taxa Marginal de Substituição técnica.
Logo, gabarito A
Fonte: PDFS diversos para concursos do Estratégia.
-
Gab. A
A isoquanta descreve as combinações de insumos de produção que custam o mesmo montante para a empresa. Já o isocusto é um gráfico que mostra todas as combinações possíveis de trabalho e capital que podem ser adquirias mediante dado custo.
Em tela, se isoquanta fosse muito "baixa", nenhuma combinação de insumos permitiria que a empresa atingisse o nível de produção desejada. Se por outro lado a isoquanta fosse "muito alta", o custo seria muito elevado. Agora, quando a isoquanta tangência o isocusto, temos uma combinação ótima de insumos na produção.
A quantidade de um insumo que pode ser reduzida quando uma unidade extra de outro insumo é utilizada, mantendo-se o produto constante, é representada pela taxa marginal de substituição técnica (TMST), a qual indica a inclinação da isoquanta. Assim:
- TMST = –Variação do insumo capital/variação do insumo trabalho = –∆K/∆L (para um nível constante de q)
Notou equívoco no comentário? Mensagem.
Fonte adaptada: Microeconomia. Robert S. Pindyck, Daniel L. Rubinfeld; – 8. ed. – São Paulo, 2013; p. 233-235
-
Questão sobre teoria da firma dentro de microeconomia, tema do ponto ótimo de produção em concorrência perfeita.
Vamos verificar as alternativas:
A) CERTA. A teoria da firma é similar em muitos aspectos à teoria do consumidor, nesta a escolha ótima do consumidor se dá quando a inclinação da restrição orçamentária se iguala à taxa marginal de substituição dos bens. Na teoria da firma, a inclinação da isocusto será igual à taxa marginal de substituição técnica dos fatores de produção.
B) ERRADA. Rendimentos crescentes de escala ocorrem quando, por exemplo, dobram-se os fatores de produção e a produção resultante mais do que dobra. Nada tem a ver com o enunciado.
C) ERRADA. Custo de oportunidade se refere ao que se está abrindo mão para realizar a atividade atual. Nada tem a ver com o enunciado.
D) ERRADA. A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) de uma firma demonstra a quantidade total que é possível obter, com a atual capacidade de produção, de um ou mais bens combinados.
E) ERRADA. A restrição orçamentária é o equivalente da isocusto na teoria do consumidor conforme vimos na alternativa A.
Gabarito do Professor: Letra A.