a)O depósito aluvial deve possuir, na “calha viva” do curso (rio ou riacho), pelo menos 2,5 m de espessura para justificar a sua implementação.
CORREÇÂO: o depósito aluvial deve possuir, na “calha viva” do curso (rio ou riacho), pelo menos, 1,5m de espessura, para justificar a implantação de uma barragem subterrânea
b)O aluvião deverá ser de constituição predominantemente arenosa, podendo conter alguma mistura com material fino (silte ou argila). GABARITO!
c)O barramento deve ser feito em um trecho do rio ou riacho que disponha de pelo menos 2,0 km de extensão à jusante, com aluviões.
CORREÇÂO: O barramento deve ser feito num trecho do rio ou riacho que disponha de pelo menos 1 km de extensão à montante, com aluviões, para proporcionar uma recarga natural, na medida que a água acumulada pelo barramento venha a ser explorada
d) Para diminuir os custos com escavação, a área de acumulação do depósito aluvial deve ser a mais estreita possível, porém, o local a ser barrado deve ser largo.
CORREÇÂO para diminuir os custos com a escavação e com a lona ou outro material impermeabilizante que venha a ser colocado (argila compactada, por exemplo). Além do mais, um barramento efetuado dentro da área de maior largura do depósito aluvial irá desperdiçar a área que ficar à jusante, que poderia ser aproveitada como reservatório.
fonte: Volume 2 - Práticas Inovadoras de Controle Edáfico e Hidroambiental para o Semiárido do Ceará.