-
A Análise Horizontal (AH) verifica a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e do Demonstrativo de Fluxo de Caixa durante um período. Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC). Sendo assim, a AH, ao apresentar a evolução de cada conta das demonstrações financeiras, permite que seja realizada uma comparação para tirar conclusões sobre a evolução da empresa.
É chamada de horizontal porque o profissional financeiro baseia-se na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos. Trocando em miúdos: são comparados os mesmos elementos, porém em exercícios diferentes.
Graças à Análise Horizontal, investidores e analistas conseguem avaliar e determinar como a empresa cresceu. A AH também é utilizada quando se faz necessário comparar as taxas de crescimento de uma empresa em relação aos seus concorrentes e indústria.
Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/analise-horizontal-e-analise-vertical/
-
Eu acertei a questão mas a alternativa D me pareceu correta também!
Alguém poderia discorrer mais?
-
Oi, Luan, a questão pede " a principal característica da análise horizontal"; devemos ir pela alternativa mais correta.
"avaliar a situação da empresa independentemente das alterações inflacionárias" é uma das possibilidades da análise horizontal; mas, vc também pode fazer uma análise horizontal com os valores nominais, ou seja, sem retirar o efeito inflacionário.
Quando é retirada a inflação dos valores, obtém-se os valores reais, e não nominais.
Mas, nem sempre é obrigatória essa retirada da inflação, tampouco essa seria a principal característica da análise horizontal, na minha opinião.
Espero ter ajudado.
-
Gabarito: Letra E.
Comentário:
Com toda a nossa bagagem de conhecimento a respeito da análise horizontal, sabemos que a principal (ou uma das principais) características dessa técnica é medir a evolução das contas, permitindo avaliar tendências futuras, ou seja, fazermos análises prospectivas (daí o porquê de chamarmos também de análise de evolução ou de tendências).
A letra A fala de uma característica da análise vertical, e a banca quis confundir o candidato ao mencionar o termo “valor-base”, que é muito usado na análise horizontal. Mas basta sabermos que “base” nada mais é do que o valor de referência, tanto na análise vertical quanto na horizontal.
A letra B denota caraterística de análise interempresarial, que relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral.
A letra C fala em proporção das fontes e das aplicações de recursos da empresa, o que é uma característica da análise da estrutura de capital de uma empresa, assunto que veremos na próxima aula.
Já a letra D fala de uma caraterística que até poderia ser atribuída à análise horizontal, mas como não está especificando que se trata de análise temporal, comparando um período a outro, não podemos concluir nada a respeito.
Vale lembrar que é possível SIM fazermos uma análise horizontal sem considerar a inflação (seria uma análise meramente nominal).
Todavia, vimos que o diagnóstico evolutivo da empresa é melhor visto quando os efeitos inflacionários são efetivamente considerados (análise de evolução real).
-
Gab: E
Sobre a alternativa D Luan, a Análise Horizontal sofre os efeitos inflacionários. Quem não sofre os efeitos inflacionários é a Análise Vertical. Portanto, ao afirmar que avaliar a situação da empresa independentemente das alterações inflacionárias, a alternativa torna-se incorreta, já que a Análise Horizontal sofre os efeitos inflacionários.
Fonte: minhas anotações do curso do Silvio Sande.
-
Análise Horizontal = Análise de Tendências = Análise Temporal.
Bons estudos.
-
A
ser calculada como percentual de determinada conta em relação a um valor-base. a umTODO.
B
comparar as posições da empresa com outros padrões do seu ramo de atuação. Isso é análise Interempresarial.
C
demonstrar a proporção das fontes e das aplicações de recursos da empresa. Isso é Análise vertical ou por índices.
D
avaliar a situação da empresa independentemente das alterações inflacionárias. Deve considerar a inflação.
E
medir a evolução das contas, o que permite avaliar tendências futuras. (correta)
Fonte: Professor Daniel do direção.