SóProvas


ID
2849866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de lagoas aeradas facultativas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Possui tanto a decomposição aeróbia na superfície por bactérias aeróbias (facilitada por aeradores mecânicos), e no fundo, tem-se a decomposição do lodo por microorganismos anaeróbios (e também por esse motivo - aeração mecânica - requer uma superfície menor do que a facultativa convencional)

  • LAGOAS FACULTATIVAS: São lagoas com profundidade entre 1.5 e 3m , em que ocorrem dois processos distintos: aérobio na superfície e anaeróbio no fundo.

    A lagoa aerada facultativa é utilizada quando se deseja ter um sistema predominantemente aérobio, e de dimensões mais reduzidas que as lagoas facultativas ou o sistema de lagoas anaérobias seguidas por lagoa facultativa.

    A principal diferença entre a lagoa aerada facultativa e a lagoa facultativa é que o oxigênio ao inves de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos.

    Os aeradores mecânicos são equipamentos providos de turbinas rotativas que causam um grande turbilhamento na água através de rotação em grande velocidade. Contudo, o grau de energia introduzido na água é suficiente apenas para a obtenção de oxigenio, com isso o processo não é capaz de fazer a manutenção dos sólidos em suspenção e bacterias dispersas em massa líquida.Portanto, ocorre a sedimentação da matéria orgânica, formando o lodo de fundo que será estabilizado anaerobicamente como em uma lagoa facultativa convencional.

    Sendo assim a lagoa aerada facultativa pode ser utilizada quando se deseja ter um sistema predominantemente aérobio e a DISPONIBILIDADE DE ÁREA é insuficiente para a instalação de uma lagoa convencional.

    o tempo de detençao da lagoa é de 5 a 10 dias.

  • Gab.: E

    Resuminho para estudar:

    Lagoa Anaeróbia: fermentação anaeróbia, imediatamente abaixo da superfície, não há oxigênio dissolvido.

    Lagoa Aerada: a aeração mecânica ou por ar difuso é usada para suprir a maior parte do oxigênio necessário.

    Lagoa Aeróbia: equilíbrio entre a oxidação e a fotossíntese, garantindo condições aeróbias em todo o meio.

    Lagoa de Maturação: usado como refinamento do tratamento prévio. Reduz bactérias, sólidos em suspensão, nutrientes e uma parcela negligenciável da demanda bioquímica de oxigênio (DBO).

    Lagoas Facultativas: ocorre em duas camadas, sendo a superior aeróbia e a inferior anaeróbia, simultaneamente.

    Lagoa Mista: conjunto de lagoas anaeróbias e aeróbias, dispostas em uma determinada ordem, com o objetivo de reduzir o tamanho do sistema.

    Lodo Ativado: os flocos de lodo recirculam com alta concentração de bactérias, acelerando o processo de digestão da matéria orgânica.

    Reator Anaeróbio: sistema de tratamento fechado onde se processa a digestão do esgoto, sem a presença de oxigênio.

    Filtro Biológico: o esgoto passa por um leito de material de enchimento recoberto com microorganismos e ar, acelerando o processo de digestão da matéria orgânica.

    Valo de Oxidação: reator biológico aeróbio de formato característico, que pode ser utilizado para qualquer variante do processo de lodos ativados ou comporte um reator em mistura completa.

  • A) Errado. Nesse tipo de lagoa nao há acumulação excessiva de lodo a ponto de haver uma remoçao diária. Nos decantadores secundários sim deve haver uma preocupaçao operacional para que nao haja uma acumulaçao excessiva de lodo, no processo de lodo ativado por exemplo ocorre a remoçao constante do logo no tanque de decantaçao.

    B) Errado. O simples turbilhonamento agua gerando aeraçao da agua (oxigenaçao) nao é o bastante para desinfectar o residuo. A desinficçao faz parte do tratamento terciário em que se utiliza geralmente cloro ou ozonio.

    C) Errado. Essas lagoas possuem um sistema proprio de aeraçao mecanizado, se fosse apenas Lagoa facultativa a assertiva estaria correta.

    D) Errada. Justificada pela Maria de Fatima

    E) Correto. Em lagoas facultativas aeradas ocorrem ambos processos: Aerobio na superficie e anaerobio no fundo. Apesar de ocorrer em menor escala, o processo anaerobio ainda existe.

    Para dicas de engenharia sigam: @JackConcursos

  • A questão exigiu conhecimento a respeito das lagoas aeradas facultativas.

    A lagoa aerada facultativa é semelhante ao funcionamento da lagoa facultativa, na qual há a decomposição da matéria orgânica na presença de oxigênio (zona aeróbica) na superfície da lagoa e na ausência de oxigênio (zona anaeróbica) no fundo da lagoa. 

    A diferença básica entre as lagoas aeradas facultativas e as lagoas facultativa é que nas lagoas aeradas facultativas não são as algas as responsáveis pelo fornecimento de oxigênio e sim os aeradores mecânicos.

    Comentando as alternativas, tem-se:

    A - ERRADO. 

    As lagoas de estabilização são processos naturais de tratamento de esgoto, simples e de fácil operação. Por simular um processo natural de estabilização da matéria orgânica, não há a presença de removedores de lodo diários como ocorre com os decantadores, já que o tempo de detenção da matéria orgânica nas lagoas é alto. 

    B - ERRADO.

    As lagoas aeradas facultativas não são eficientes na remoção de microrganismos patogênicos. Para esse caso, emprega-se as lagoas de maturação que possuem um processo complementar por meio da desinfecção.

    Acrescenta-se que o aumento da aeração favorece a degradação aeróbica da matéria orgânica, mas não afeta a remoção de patógenos.

    C - ERRADO.

    O oxigênio produzido pelas algas é característico das lagoas facultativas, e não das lagoas facultativas aeradas. 

    D - ERRADO.

    A área necessária para a implantação é menor que a área de implantação da lagoa facultativa convencional. Lembre-se que o processo de degradação aeróbica nas lagoas aeradas facultativas é mecânico, ou seja, é mais rápido, e como consequência é necessária uma área menor para tratar o esgoto.

    E - CERTO.

    Alternativa correta. Mesmo com a presença do aerador mecânico, naturalmente parte dos sólidos sedimentarão por gravidade. Uma vez no fundo da lagoa, a decomposição será anaeróbica.

    Acrescenta-se que nas lagoas aeróbicas facultativas, a degradação da matéria orgânica é feita de forma complementar e em duas zonas características:
    - zona aeróbica na superfície da lagoa: degradação dos sólidos em suspensão;
    - zona anaeróbica no fundo da lagoa: degradação do sólidos sedimentados (lodo).

    Gabarito do Professor: Alternativa E.
  • A grande sacada dessa questão é observar que não é uma lagoa facultativa comum, mas sim uma lagoa facultativa aerada, fazendo com que a letra C se torne errada e a letra E correta