SóProvas


ID
2850301
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo Pereira (2012), o esforço holístico da organização no que tange ao emprego e à otimização dos recursos, comparando-o com os resultados obtidos, e à otimização da relação custo/produto, refere-se ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

    LETRA B: A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.

    LETRA C: A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

    LETRA D: Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. Ela é uma forma de se aplicar o, mas sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes.

    LETRA E: O termo excelência remete a qualidade, que no caso do setor público está relacionado a qualidade na prestação dos serviços a população. Excelência em gestão pública pressupõe atenção prioritária ao cidadão e a sociedade na condição de usuários de serviços públicos.

    FONTE:

                

                https://coggle.it/diagram/WZ2JQ93TTwAB3dv0/t/excel%C3%AAncia-no-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico

  • Importante lembrar que eficiência está ligada diretamente com os meios pelos quais os gestores (a), irão realizar tal procedimento afim de atingir resultados excelentes. Essa questão, apesar de falar de resultado, tem sua base totalmente focada para os meios.

    abs

  • A eficácia é uma medida normativa do alcance de resultados e a eficiência, da utilização de recursos nesse processo. Em resumo, eficiência está ligada ao método com o qual realizamos as ações pretendidas - relação entre custos e benefícios/fazer corretamente, a eficácia ao resultado final da ação (se alcançou ou não os objetivos) e efetividade ao grau de qualidade do resultado obtido.
  • Para respondermos à questão, vamos aos conceitos das alternativas:  

    A) ERRADO. Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    B) CERTO. Eficiência é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade. A questão apresenta um texto que caracteriza a eficiência, portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    C) ERRADO. Efetividade refere-se à capacidade de fazer uma coisa da melhor maneira possível e no maior grau de racionalidade possível, gerando o resultado esperado e um impacto positivo no público-alvo.

    D) ERRADO. Equidade é garantir condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos, pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.

    E) ERRADO. Excelência refere-se à melhoria, à modernização e à utilização de ferramentas da qualidade que contribuem para a geração de valor e para o aperfeiçoamento constante das práticas e para o alcance dos objetivos organizacionais.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Essas questões confundem, pois na tabela onde Chiavenato descreve as características de cada um (Eficiência x Eficácia), "Otimizar o uso de Recursos" é uma característica da Eficácia, enquanto da Eficiência é "Salvaguardar Recursos".

    Acabei de fazer uma outra questão que trazia esses conceitos e havia acertado, agora nessa errei haha. Tem que prestar muita atenção nessas disgraças e ter o conhecimento de ambos os autores, pois o Pereira fala uma coisa e o Chiavenato fala outra.