-
Conforme dados do último Censo Demográfico de 2010,realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), a taxa média de crescimento anual está entre as maiores do país: 3,4%. Essa taxa é consequência do grande fluxo migratório com destino ao Amapá, além do crescimento vegetativo. Pouco mais de 600 mil amapaenses residem em áreas urbanas, o que corresponde a 89,8% da população. A zona rural é habitada por 68,1 mil habitantes, respondendo por 10,2%. Com relação ao sexo, 50,1% são homens e 49,9%, mulheres.
GABA b
-
Gabarito letra B
-> O Amapá passa pelo chamado período de transição demográfica, no qual ocorre um maior envelhecimento da população em detrimento da quantidade de crianças e adultos.
-> Pode-se observar tal fenômeno nas pirâmides etárias. A base, que antes era muito alargada, agora vem diminuindo, e o topo da pirâmide (idosos) passa a crescer gradualmente.
-> O Amapá é o 1º Estado no ranking dos países com mortalidade infantil
-> De acordo com o IBGE de 2010, o Amapá possui IDH de 0,708, sendo o 12º lugar no ranking de 27 Estados. Nesta parte, a letra "C" estava correta.
-> Segundo o IBGE(2010), a faixa etária que predominava em 2010 era a de pessoas entre 10 e 14 anos.
-
Eu só quero saber oque o texto trouxe para a resolução da questão
-
Sempre vá direto ao comando da questão, isso otimiza seu tempo (que é precioso na hora da prova). #FicaADica
-
Alternativa c ERRADA, PORQUÊ?
A taxa de mortalidade infantil em estados do Norte do país está acima da média nacional. É o que mostra o estudo “Cadê? Brasil – Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas”, que traz as informações com foco na primeira infância.
Enquanto a taxa média nacional de mortalidade infantil é de 12%, Roraima aparece em primeiro lugar no ranking, com índice de 20%. A cada 1.000 bebês nascidos vivos, 20 morrem durante o primeiro ano de vida no estado.
Amapá vem logo depois, com 18%. Em seguida vem o Acre, com 16%; Amazonas e Pará, com 15%, e Rondônia, com 14%.
Ou seja, o Estado do Amapá não tem a menor taxa de mortalidade da região norte, muito pelo contrário, o estado do Amapá tem a segunda maior taxa.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) - Amapá é 0,708, em 2010, o que situa essa Unidade Federativa (UF) na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). A dimensão que mais contribui para o IDHM da UF é Longevidade, com índice de 0,813, seguida de Renda, com índice de 0,694, e de Educação, com índice de 0,629.
Fonte: PNUD, Ipea e FJP
Logo, o erro da questão é afirmar que o Estado do Amapá tem a menor taxa de mortalidade infantil, o que não é verdade.
-
Chata é pouco! Quanto mais estudo, menos sei :(