SóProvas


ID
2850748
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando se trata de um departamento que presta determinado serviço a um grupo de clientes internos, cujo processo está organizado por “fluxo”, o principal desafio administrativo reside em

Alternativas
Comentários
  • ESSA QUESTÃO SE REFERE A FLUXO E CLIENTES INTERNOS, LOGO MENCIONA A DEMANDA. LETRA D

  • ex: gestor solicita ao setor de gestão de pessoas o recrutamento de novos funcionários.

  • Cliente interno: são todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia dentro do ambiente de trabalho como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista dentre outros, ou seja, o cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. Por exemplo, a copeira que serve o cafezinho para o administrador ou o técnico de informática que faz a manutenção do computador do setor financeiro.


    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/cliente-interno-e-externo-qual-a-diferenca/51053


    Resposta: Letra D.

  • Flutuações de demanda teria mais a ver com clientes externos. Eu hein... Questão confusa, GABA questionável.

  • Leia-se demanda (de clientes internos).

  • GABARITO: "D".

    CLIENTES INTERNOS: É o conjunto de pessoas que compõe a organização e que de alguma forma se interagem, gerando relação com o ambiente externo. Em resumo, é você colaborador/gestores. É um dos mais importantes agentes pois são instrumento para geração de valor ao cliente de fato. Muitos dos problemas das empresas começam por aqui.

    O atendimento eficaz das demandas internas é um desafio que a anos se tenta superar porém esbarram em fatores como o relacionamento interpessoal da equipe, diferentes níveis de pensamento e dificuldade na compreensão do objetivo da organização, da visão e missão da empresa.


    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/voce-conhece-o-seu-cliente-interno-externo-e-o-de-fato-a-importancia-dos-tres-tipos-na-vida-organizacional/107605/

  • Não entendi nada dessa questão indiquem p/ coméntarios!

    Obrigada!

  • É normal que mesmo em um ambiente interno com tantas pessoas e diferentes setores, exista flutuações (diversidades, inconstâncias, variações, variedades, volubilidades) o que se torna um desafio em qualquer processo. Por tanto Gabarito D

  • Eu posso comentar com base na praticidade do meu trabalho. Sem teoria formada. Mas por exemplo , quando chega vários processos de outros setores solicitando, resoluções de divergentes assunto. Eu tenho que distribuir as diversas demandas pra Equipe, sabendo que haverá dificuldades para resolvê-los. Por isso marquei D. #GodBlessYou
  • Gabarito letra D.

    Nas questões de Administração, devem-se evitar interpretações subjetivas. O caminho para o sucesso é aprendermos a buscar a DOUTRINA que fundamenta a resposta certa.

    Nesse caso, o mestre Chiavenato nos ensina que a departamentalização por processo é ideal para atender a fluxos processuais bem definidos, sejam fluxos para geração de produtos ou serviços. E que uma das principais desvantagens desse modelo de departamentalização é a sua baixa flexibilidade e pouca capacidade de adaptação às mudanças externas.

    "Administração é ciência social aplicada, não uma livre interpretação de contextos"

    facebook.com/admfederal

  • complexa demais para mim.

  • Eu errava muita questão, por que não entendia o significado de "cliente INTERNO"

    Cliente interno: É os colaboradores, funcionários

    Logo, se tem um fluxo, o departamento vai ajustar as equipes para flutuações de demandas.

  • A questão em análise aborda um assunto bem subjetivo e intuitivo. Para respondermos, precisaremos fazer algumas reflexões sobre “fluxo" ou fluxo de trabalho e sobre a gestão por processos.

    Primeiramente iremos abordar a gestão por processos. Segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK V3.0), gestão por processo significa gerir determinada organização ou estrutura com base em seus processos de forma integrada. Além disso, processo é um conjunto de atividades encadeadas (frequentemente apresentadas por meio de um fluxo de trabalho) executadas por pessoas ou máquinas para atingir um ou mais objetivos.

    Ademais, segundo o CBOK, por “fluxo de trabalho", entende-se: “agrupamento de atividades funcionais que trata o movimento de informações ou materiais entre elas. As atividades no fluxo de trabalho são mostradas como um fluxo que descreve a relação de cada atividade com as demais realizadas no agrupamento". Portanto, a gestão desse fluxo, desse encadeamento de atividades, é necessária para evitar gargalos ou dificuldades no escoamento da demanda do cliente. Caso um gargalo criado prospere, isso pode impedir o cumprimento de metas e objetivos estabelecidos. Assim, para evitar gargalos, a organização precisa ter seus riscos mapeados e estar constantemente em preparada para se ajustar, caso surja algum.

    Em face do exposto, passemos a análise das alternativas:

    A) manutenção e planejamento de capacidade – quando abordamos a questão de desafios administrativos e de fluxos de trabalho, não estamos lidando diretamente com assuntos de planejamento de capacidade de produção, uma vez que esse tipo de atividade se encontra em um nível tático de planejamento e fluxos de trabalhos está a nível operacional.

    B) desenvolver novos líderes– o desenvolvimento de líderes está relacionado a atividades de gestão estratégica de pessoas ou ao planejamento sucessório das empresas. Portanto, não está relacionado à gestão administrativa de um processo da organização.

    C) equilibrar a utilização e a programação de clientes – a análise de equilíbrio e de programação está mais relacionada ao planejamento tático que a organização administrativa de um fluxo de clientes.

    D) ajustar a equipe às flutuações de demanda – ao abordar a prestação de um serviço por uma área da organização, a questão se refere à forma como essa área deverá enfrentar seu principal desafio administrativo. Assim, entre as alternativas apresentadas, a que mais se aproxima desse desafio é a letra “D", pois a adequação de equipes de trabalho às necessidades dos clientes ou como a questão apresenta “flutuações de demanda" é uma atitude administrativa que proporcionará não deixar a demanda do cliente não ser atendida. Portanto, o ajuste no fluxo de trabalho de determinada equipe da organização para atender às demandas dos clientes é um desafio administrativo que necessita ser superado.

    E) lidar com a perecibilidade do serviço – essa alternativa é muito “vaga". Entre as alternativas apresentadas ela é a mais subjetiva. Quando a questão se refere a um determinado serviço prestado por um departamento a um grupo de clientes internos, a perecibilidade desse serviço não seria um desafio, pois todo serviço quando não é mais necessário ele, consequentemente, torna-se perecível ou desnecessário. Além disso, evitar o encerramento de determinado serviço está mais relacionado a um objetivo estratégico da organização que a uma questão meramente administrativa.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".

    FONTE: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (Guidetothe Business Process Management BodyofKnowledge - BPM CBOK® V3.0), AssociationOf Business Process Management ProfessionalsInternational (ABPMP), 1ª Edição, 2013.
  • Relacionei a demanda com gargalo. Se houver excesso de demanda, é bem possível que existam problemas na sequência de atividades.

    Um gráfico PERT-CPM permite verificar melhor isso.

  • relaciona-se à departamentalização por processo, na qual sua maior desvantagem é a estabilidade/ pouca flexibilidade de adaptação às mudanças.
  • Qual maior desafio que o processo que atende os funcionários/fornecedores (clientes internos) tem?

    R: ajustar a equipe às flutuações de demanda [treinar o funcionário para atender bem os clientes]