SóProvas


ID
2850784
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Suponha que determinada autoridade pública, na condição de gestor de um contrato administrativo, não tenha atuado de forma a acompanhar adequadamente a execução do contrato, o que gerou sucessivos aditamentos e majoração dos valores desembolsados pela Administração, muito embora o objeto tenha sido entregue no prazo avençado. No que concerne aos conceitos e indicadores que devem ser observados por uma atuação administrativa que busca a excelência, a atuação do agente público na situação narrada

Alternativas
Comentários
  • palavras chave dos conceitos:

    EFICÁCIA: metas, objtivos

    EFICIÊNCIA: recursos

    EFETIVIDADE: impactos

  • Letra "A"


    Parte 01 da frase:

    Suponha que determinada autoridade pública, na condição de gestor de um contrato administrativo, não tenha atuado de forma a acompanhar adequadamente a execução do contrato, o que gerou sucessivos aditamentos e majoração dos valores desembolsados pela Administração/ NÃO FOI EFICIENTE / (MEIO)


    Veja o que diz a letra "A" -> Careceu de eficiência, eis que não foi dado o melhor uso aos insumos públicos alocados.




    Parte 02 da frase:

    Muito embora o objeto tenha sido entregue no prazo avençado / FOI EFICAZ / (FIM)


    Veja o que diz a letra "A" -> Não obstante a observância do cronograma.








  • Não obstante balançou, mas acertou.

  • EFICIÊNCIA; Custos

    EFICÁCIA; Resultados

    EFETIVIDADE; Impactos

  • não obstante = apesar de, contudo.

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento e aplicação prática dos conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade. Segundo Paludo (2013):

    Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

    Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    Efetividade: é o impacto final das ações; é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações." (PALUDO, 2013, p. 364).


    Ante o exposto, vamos analisar cada item.

    A) Certo, pois o enunciado da questão afirma que o gestor não acompanhou adequadamente a execução do contrato o que gerou sucessivos aditamentos e majoração dos valores desembolsados pela Administração, sendo isso uma clara demonstração de falta de eficiência, dado que não houve uso racional dos insumos.


    B) Errado, pois o aumento dos custos não se relaciona com a eficácia, mas com a eficiência, bem como a questão não traz elementos informativos suficientes para afirmação do item “mostrou-se eficiente, pelo cumprimento do cronograma" está correta.


    C) Errado, pois a questão não traz elementos sobre a efetividade, que é o impacto ou efeito decorrente dos serviços prestados, bem como o termo accountability, que é a prestação de contas de forma transparente e responsabilização foi mal-empregado no item.


    D) Errado, pois Governabilidade refere-se à legitimidade do exercício do governo, ou seja, é capacidade política de governar. Deste modo, não está relacionada a eficiência, eficácia e efetividade. O item tentou confundir o candidato, pois Governança é a capacidade de implantar políticas públicas de forma eficiente, eficaz e efetiva.


    E) Errado, pois a questão não traz elementos sobre a efetividade, que é o impacto ou efeito decorrente dos serviços prestados. Outrossim, o enunciado da questão afirma que o gestor não acompanhou adequadamente a execução do contrato o que gerou sucessivos aditamentos e majoração dos valores desembolsados pela Administração, sendo isso uma clara demonstração de falta de eficiência, dado que não houve uso racional dos insumos.


    Gabarito do Professor: Letra “A"

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Entendo que devemos enriquecer nosso vocabulário para melhorar nossa comunicação como um todo, mas acho desnecessário o que algumas bancas fazem ao usar palavras que estão praticamente em desuso apenas para dificultar o entendimento da questão.

  • gabarito #$%$%,

    foi ineficaz e eficiente. é letra b e não a. considerando os conceitos na administração privada.